Spotify anuncia demissão de quase 600 funcionários

Spotify anuncia demissão de quase 600 funcionários

23 de janeiro de 2023 Off Por Editor



  • Cortes seguem movimento de outras empresas do setor que também demitiram recentemente

    O Spotify afirmou, nesta segunda-feira (23), que cortará 6% dos funcionários para reduzir custos. Com a medida, ela se junta a outras grandes empresas de tecnologia, como Amazon, Google e Microsoft na redução de pessoal à medida que a economia global desacelera.

    Em carta aos funcionários publicada no site da empresa, o CEO Daniel Ek assumiu total responsabilidade pelos cortes, chamando de “difíceis, mas necessários”.

    “Como muitos outros líderes, esperava sustentar os fortes ventos favoráveis da pandemia e acreditava que nossos amplos negócios globais e menor risco do impacto de uma desaceleração nos anúncios nos isolariam. Em retrospectiva, fui ambicioso demais ao investir antes do crescimento de nossa receita “, diz.

    No último balanço, referente a 30 de setembro de 2022, a empresa afirmou que tinha cerca de 9,8 mil funcionários em todo o mundo e reportou um prejuízo de US$ 248 milhões.

    No ano passado, as despesas operacionais cresceram duas vezes mais do que a receita da empresa, falou o CEO.

    “Isso teria sido insustentável a longo prazo em qualquer clima, mas com um ambiente macroeconômico desafiador, seria ainda mais difícil fechar a lacuna”, disse ele aos funcionários na carta. “Como você bem sabe, nos últimos meses fizemos um esforço considerável para conter os custos, mas simplesmente não foi suficiente.”

    INFLAÇÃO

    Nos últimos meses, as gigantes de tecnologia reverteram o quadro de contratações da pandemia, devido a necessidade de se adaptar ao cenário de compras e reuniões online. No entanto, a inflação tomou conta da realidade de consumidores e da própria empresa.

    Com a medida, a gigante do streaming musical se junta ao time da Amazon, Google, Microsoft e Facebook, que anunciaram planos para cortar mais de 50 mil funcionários nos últimos três meses.