Chapecó registra dois casos de dengue e um de Chikungunya

Chapecó registra dois casos de dengue e um de Chikungunya

30 de janeiro de 2023 Off Por Eduardo Grassi



  • O primeiro caso de Chikungunya em Chapecó e dois casos de dengue foram confirmados nesta segunda-feira pela Secretaria de Saúde.
    De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli, o caso de Chikungunya é importado, de um paciente que foi visitar os parentes em Minas Gerais e voltou com a doença. No seu retorno ele ficou doente e foi na UPA. Lá realizou exames que deram positivo para Chikungunya.

    Já os casos de dengue são de pacientes jovens, um masculino e uma feminina. Um deles é importado, de paciente que esteve em Rondônia.
    O outro é autóctone, do bairro Saic.
    “Os pacientes foram atendidos, estão bem, sendo acompanhado pelas unidades se saúde. As ações de bloqueio de transmissão foram realizadas pela Vigilância Ambiental nos locais de residência destes pacientes e ainda nesta semana o estado estará realizando as ações de aplicação do inseticida (fumacê) nas áreas,caso considerem necessário para a eliminação dos mosquitos adultos. Também foi feita a orientação e recomendação de uso de repelente para não haver a transmissão”, disse Momoli.
    O secretário de Saúde, Jader Danielli, ressaltou que várias ações de combate ao Aedes aegypti estão em andamento, como por exemplo a realização de mutirões nos bairros e interior do município.