Dia do Tomate: conheça variedades e benefícios para saúde

Dia do Tomate: conheça variedades e benefícios para saúde

31 de janeiro de 2023 Off Por Editor



  • Pele saudável, ossos mais fortes, cabelos brilhosos, sono de qualidade, melhoria da visão, regulação dos níveis de açúcar no sangue, controle da pressão arterial, fortalecimento do sistema imunológico e redução de dores crônicas. Esses são alguns dos benefícios à saúde proporcionados pelo consumo regular do tomate.

    Um alimento nutritivo e versátil, presente diariamente na mesa dos brasileiros, seja em saladas, molhos, extratos, sucos, sopas, ensopados ou drinks. Pela sua contribuição alimentar e econômica ganhou uma data especial: 1º de Fevereiro (nesta quarta-feira) é celebrado o Dia do Tomate.

    A nutricionista Letícia Tizziani destaca que o fruto é rico em fibras o que aumenta a saciedade, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim, contribui para controlar o apetite e melhora o funcionamento do intestino. O tomate é rico em licopeno, um antioxidante que contribui na proteção da pele contra os danos causados pelo sol, protege as células do efeito de radicais livres e regula o metabolismo das gorduras.

    Ainda entre suas principais propriedades estão Vitamina A que ajuda a manter a saúde visual e fortalece e dá brilho ao cabelo, Vitamina C, Vitamina K que ativa a osteocalcina, uma proteína necessária para o crescimento e mineralização dos ossos, além dos sais minerais como potássio que regula a pressão arterial, fósforo, magnésio, ferro e cálcio.

    ORIGEM

    O tomate é originário das Américas do Sul e Central e foi descoberto pelos astecas, em meados dos anos 700 a.C. Com o início das expedições, os navegadores o levaram para a Europa por volta do século XVI, onde sua versatilidade foi descoberta. Porém, no início era utilizado na decoração das mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar o tomate como comida. Eles chamaram a fruta de “pomo d`oro” (pomo de ouro), que posteriormente deu origem ao nome da receita de molho.

    PRODUÇÃO

    O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado em janeiro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que foram produzidos no País em 2021 mais de 3,6 milhões de toneladas de tomate, em uma área de 51,9 mil hectares, o que resultou em um valor de produção de R$ 6,4 milhões. Ainda conforme o IBGE a produção estimada de tomate para a safra de 2022, atualizada em dezembro do ano passado, foi de 3,8 milhões de toneladas.

    Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é um grande consumidor de tomate e um eficiente produtor. No cenário de tomates para processamento o país é o 5º maior produtor mundial e no segmento de tomate de mesa se destaca pelo volume produzido e pelas tecnologias disponíveis.

    TIPOS DE TOMATE

    Há uma ampla variedade de tomates no mundo, com formatos diversos (redondos, oblongos, achatados e mini), alguns mais ácidos e outros mais adocicados, carnudos ou com mais polpa. Nas lojas do Fort Atacadista você encontra várias opções com qualidade e preços justos.

    Cada tipo tem indicação para molho, salada ou outros usos. Entre os tipos mais conhecidos estão:

    · Caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura, salada, vinagrete e sanduíches;
    · Carmen ou salada (tomatão ou gaúcho): consumo in natura e saladas;

    · Cereja: consumo in natura, saladas, sanduíches e decoração de pratos;

    · Holandês: risotos, saladas e decoração;
    · Italiano ou saladette: consumo in natura, molhos caseiros, tomate seco e conservas;
    · Pera (amarelo, laranja e vermelho): saladas e sanduíches;
    · Santa Cruz (ou ainda Santa Clara/Débora): consumo in natura e molhos caseiros;
    · Sweet Grape: consumo in natura, saladas, sanduíches e canapés.