Vídeos: PF deflagra operação contra grupo de tráfico internacional de drogas em SC

Vídeos: PF deflagra operação contra grupo de tráfico internacional de drogas em SC

14 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Mandados estão sendo cumpridos em mais quatro Estados e na Hungria

    Na manhã desta terça-feira (14), a Polícia Federal deflagrou a Operação Chapa Branca que investiga um grupo criminoso responsável pelo tráfico internacional de drogas. Conforme a PF, a organização criminosa tentou usar os portos do Espírito Santo para enviar grande quantidade de cocaína para a Europa. A droga era escondida em pisos de mármore e granito.

    Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva nos Estados do Paraná, São Paulo, Pernambuco, Espírito Santo e na Hungria. Além disso, estão sendo feitos 14 mandados de busca e apreensão, nos mesmos estados, e também Santa Catarina. Sendo um no Espírito Santo, dois em Santa Catarina, sete no Paraná, três em São Paulo e um em Pernambuco.

    ENTENDA O CASO

    A investigação teve início no mês de outubro do ano de 2021, quando a Polícia Civil apreendeu 350 quilos de cocaína que eram descarregados de um caminhão e que seriam, na sequência, ocultados numa carga de chapas de granito e exportados para a Europa.

    Naquele momento, foram presos em flagrante um empresário e um ex-policial. Um terceiro homem, motorista do caminhão carregado com a droga, conseguiu fugir mas foi identificado e capturado em São Paulo, sendo preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva. Em razão da rápida percepção de que se tratava de um caso de tráfico internacional, o caso foi encaminhado para a Polícia Federal.

    A partir desse momento, foram estabelecidas medidas importantes de parceria com a Receita Federal, além do estabelecimento de ampla cooperação internacional visando obter junto a agências policiais dos Estados Unidos e Europa, provas que pudessem ajudar a determinar os demais envolvidos na exportação criminosa que iria utilizar a estrutura portuária do Espírito Santo.

    No decorrer da apuração, verificou-se que a droga foi adquirida na Bolívia e seguiria para o porto de Le Havre na França de onde seria distribuída para outros países daquele continente.

    Controlando a ação em solo nacional, uma das maiores organizações criminosas em atuação no país, liderada pelo traficante conhecido como o “Escobar brasileiro”, considerado um dos maiores narcotraficantes do mundo em atividade.

    Preso no ano passado na Hungria, ele é investigado em vários países pelo envio de toneladas de cocaína a partir de portos brasileiros, em especial, o de Santos e Paranaguá e tentava colocar o Espírito Santo como alternativa para esses embarques.

    Com as medidas cumpridas nesta manhã, a Polícia Federal considera que todos os envolvidos no envio da carga apreendida em Cachoeiro de Itapemirim foram identificados e agora seguirão a disposição da Justiça Federal para responderem ao processo criminal.

    A PARCEIRA COM A RECEITA FEDERAL

    Os investigados poderão responder pela prática do delito de associação para o tráfico, tráfico internacional e interestadual de drogas e, eventualmente, pela lavagem de capitais. Se condenados, as penas aplicadas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

    Veja os vídeos:

    Veja mais imagens:

    Este slideshow necessita de JavaScript.