Anatel libera 5G em mais 21 cidades de Santa Catarina; veja quais

Anatel libera 5G em mais 21 cidades de Santa Catarina; veja quais

27 de fevereiro de 2023 Off Por Editor



  • Mais 347 cidades brasileiras, distribuídas em 23 estados, foram liberadas para instalação do 5G a partir desta segunda-feira (27). Em Santa Catarina, são 21 municípios. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião na quinta-feira (23), antecipar a liberação da faixa de 3,5 GHz nestas localidades. A decisão possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis.

    Confira os municípios beneficiados em SC:

    Águas Mornas
    Alfredo Wagner
    Angelina
    Anitápolis
    Antônio Carlos
    Biguaçu
    Canelinha
    Garopaba
    Governador Celso Ramos
    Jaraguá do Sul
    Leoberto Leal
    Nova Trento
    Major Gercino
    Palhoça
    Paulo Lopes
    Rancho Queimado
    Santo Amaro da Imperatriz
    São Bonifácio
    São João Batista
    São Pedro de Alcântara
    Tijucas

    19,5 milhões de pessoas beneficiadas

    Nas 347 cidades que receberão o 5G, são 19,5 milhões de pessoas beneficiadas, representando 9,1% da população. Em Minas Gerais serão 50 cidades beneficiadas, entre elas, Brumadinho, Confins, Sete Lagoas e Unaí. Já em Goiás, onde 48 municípios serão liberados para receber o 5G, destacam-se as turísticas Alto Paraíso, Cavalcante e Pirenópolis.

    A lista segue com Rio Grande do Sul (33), Paraná (32), Santa Catarina (21), Ceará (18), Bahia (17), Rio de Janeiro (15), Rio Grande do Norte (14), São Paulo (13), Maranhão (13), Amazônia (12), Piauí (12), Alagoas (11), Tocantins (9), Pernambuco (9), Paraíba (6), Roraima (4), Mato Grosso (3), Sergipe (3), Amapá (2), Rondônia (1) e Pará (1).

    “Além de acompanhar a implementação da tecnologia em todo o país, cobramos as operadoras quanto à qualidade do serviço, visto que tanto o Ministério das Comunicações quanto a Anatel têm recebido reclamações de usuários”, afirmou o ministro Juscelino Filho. Durante reunião com as operadoras de telecomunicações realizada no final de janeiro, ele reforçou que a MCom deve realizar uma pesquisa de opinião a respeito do assunto e sugeriu que as empresas façam um diagnóstico da situação.

    Como ocorrem as liberações do 5G

    As liberações ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos cadastrados no CadÚnico – lista de beneficiários dos programas sociais do Governo Federal.