Outono deve ser de pouca chuva em Santa Catarina

Outono deve ser de pouca chuva em Santa Catarina

20 de março de 2023 Off Por Editor



  • Estação iniciou segunda-feira (20), as 18h25

    O verão termina com o fim da atuação do fenômeno La Niña em Santa Catarina. Por esse motivo, segundo a Epagri/Ciram, o outono de 2023 deve ter águas com temperatura normal na região equatorial do Pacífico. Além disso, a estação deve ser de pouca chuva no Estado, com totais próximos a abaixo da média.

    A estação inicia com maior incidência de temporais localizados, chuva forte, raios, granizo e ventania em Santa Catarina. No entanto, estão previstos veranicos, períodos prolongados com pouca chuva e temperatura mais elevada (acima de 30°C), especialmente no mês de maio.

    Alguns dias devem registrar grande amplitude térmica diária. É característica da estação a diminuição do volume de chuva assim com maior umidade relacionada a nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade.

    Neste outono de 2023, o frio deve começar na época certa e a previsão é de temperatura próxima a acima da média, com a chegada de massas de ar frio mais intensas e mais frequentes a partir de abril, com formação de geada ampla, que se estende do Extremo Oeste ao Planalto. Em especial no mês de junho, o frio mais amplo atinge mais regiões do Estado e, em alguns casos, a temperatura baixa e umidade alta poderá proporcionar episódios de neve nas áreas altas.

    Durante o outono, ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.