Clima esperado para os meses de abril, maio e junho de 2023: previsão e riscos associados

Clima esperado para os meses de abril, maio e junho de 2023: previsão e riscos associados

29 de março de 2023 Off Por Editor



  • O que se espera tipicamente neste período?

    Estes meses são caracterizados pelo Outono no Hemisfério Sul, que é um período de transição entre o verão e o inverno. Por isso, nessa época, ocorrem modificações importantes no clima de Santa Catarina. Uma das principais mudanças podemos sentir na pele, pois está relacionada às temperaturas: com o estabelecimento da estação, as manhãs são mais frias, enquanto as tardes permanecem quentes, fazendo com que a amplitude térmica seja alta nesta época. Além disso, as massas de ar frio começam a chegar ao estado.

    Períodos mais quentes ainda são comuns durante o outono, apesar da tendência de diminuição das temperaturas, principalmente entre o final de abril e maio. Outra característica marcante deste período está relacionado às chuvas, que passam a ocorrer cada vez mais por conta da passagem de frentes frias, antes causadas pelo calor e umidade durante o verão. O litoral e planaltos apresentam um período mais seco, enquanto que no Grande Oeste os volumes de chuva aumentam consideravelmente em relação ao verão.

    Fim da La Niña e previsão de chuva dentro do normal no período

    Como já foi noticiado, a La Niña teve fim em meados do mês de março. Por isso, o período até o junho deve ser de neutralidade do ENOS. A tendência é de que até o final do inverno / começo da primavera, as águas do Oceano Pacífico Equatorial fiquem mais aquecidas, dando início a um período de El Niño.

    Embora seja esperado que as chuvas permaneçam dentro da média nos próximos meses, em abril há uma tendência de que as regiões do Grande Oeste aos Planaltos apresentem precipitação abaixo do esperado.

    Frio chega de forma gradual

    Em relação às temperaturas, espera-se que elas diminuam de forma gradual, mas que não permaneçam baixas por muito tempo. É comum ocorrerem episódios de calor fora de época, conhecidos como veranicos, especialmente no final de abril e em maio. É importante ressaltar que eventos meteorológicos extremos podem ocorrer, tanto de temperatura quanto de precipitação.

    Principais riscos no período

    A condição de estiagem no oeste catarinense deve se manter e até agravar em algumas cidades, especialmente ao longo do mês de abril. Danos causados pela agitação marítima e ressaca nas regiões costeiras tornam-se mais frequentes, o que exige uma atenção maior. Os nevoeiros passam a ser mais comuns, trazendo risco para a navegação e o trânsito. Além disso, é importante estar preparado para os vendavais, que passam a ocorrer com mais frequência.

    Texto: Felipe Theodorovitz e Elen Pelissaro, meteorologistas da DCSC.