Maior peixe do mundo é encontrado morto no Espírito Santo; veja imagens

Maior peixe do mundo é encontrado morto no Espírito Santo; veja imagens

30 de março de 2023 Off Por Editor



  • O animal era uma fêmea adulta, medindo cerca de 11,6 metros de comprimento com peso estimado em 12 toneladas

    Na última segunda-feira (27), foi encontrado morto o maior peixe do mundo, o tubarão-baleia (Rhincodon typus), no Canal de Vitória, no Espírito Santo.

    O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e dos Espírito Santo (PMP-BC/ES) atendeu a ocorrência após serem acionados por moradores.

    De início a ocorrência tratava-se de uma carcaça de baleia, mas as equipes da Ambipar, Projeto Baleia Jubarte (PBJ) e Instituto ORCA estiveram no local do encalhe, analisaram as características do animal e concluíram que a carcaça encontrada não se tratava de uma baleia, mas sim de um tubarão-baleia (Rhincodon typus).

    Na terça-feira (28), a carcaça foi rebocada para terra, onde foi realizada a necrópsia. O animal era uma fêmea adulta, medindo cerca de 11,6 metros de comprimento com peso estimado em 12 toneladas.

    Como se tratava de um peixe, as equipes do ORCA e PBJ realizaram a necrópsia e contaram com o apoio da professora Natalia Alves da UFES, especialista na área, que orientou as atividades de medição e coletas.

    Segundo informações, o animal aparentava estar saudável e bem nutrido, com significativa camada de gordura e o exame do estômago indicou que estava se alimentando normalmente e não foi encontrado nenhum material estranho como plásticos, borrachas, comuns nos lixos oceânicos. Amostras de tecidos foram coletadas para posteriores analises de possíveis doenças ou contaminação.

    Com informações Instituto ORCA