Cidades de SC suspendem aulas após tragédia de Blumenau; veja quais

Cidades de SC suspendem aulas após tragédia de Blumenau; veja quais

5 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Prefeituras anunciam medidas como forma de prevenção e segurança

    Após a tragédia de Blumenau, que um homem de 25 anos entrou em uma creche e matou quatro crianças na manhã desta quarta-feira (5), cidades de Santa Catarina suspenderam as aulas de escolas municipais nos próximos dias. Além de Blumenau, até a última atualização desta matéria, Itajaí, Itapema, Brusque, São José, Navegantes, Palhoça e Balneário Camboriú tomaram a medida.

    O município de Brusque informou que os pais podem optar por não levar os filhos para a aula, mas escolas permanecem abertas para aqueles que precisarem deixá-los.

    Itajaí

    A Rede Municipal de Ensino suspendeu as aulas nesta quarta (5) e quinta-feira (6). Segundo a prefeitura, a medida foi adotada após a tragédia em Blumenau “e por conta de possíveis ameaças a unidades escolares da região”. Além da suspensão, a Guarda Municipal, a Coordenadoria de Trânsito (Codetran) e a Polícia Militar reforçaram as rondas ostensivas no entorno de escolas e creches da cidade.

    A suspensão das aulas foi uma decisão do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, e está alinhada à medida adotada pelo Governo do Estado, que também suspendeu as aulas da Rede Estadual nesta semana.

    “Diante das ameaças e dos boatos que estão surgindo sobre possíveis ataques na região resolvemos suspender as aulas para garantir a segurança de todos os nossos alunos e professores. Também solicitei à Secretaria de Segurança o reforço nas rondas no entorno das unidades escolares e, à tarde, vamos avaliar novas estratégias”, comenta o prefeito Volnei Morastoni.

    Itapema

    A Prefeitura de Itapema suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino até segunda-feira (10). Segundo o município, “a medida é preventiva devido ao atentado ocorrido em Blumenau. A suspensão visa garantir a segurança dos alunos enquanto os órgão de segurança seguem na investigação do caso”.

    Brusque

    A prefeitura de Brusque ainda informou que a Polícia Civil, junto com a PM, iniciou a Operação Presença em todas as unidades escolares da Rede Municipal. A unidades foram instruídas a redobrar a atenção, manter os portões trancados e não deixar pessoas estranhas entrarem.

    Segundo o município, “as medidas visam tentar amenizar da melhor forma possível, neste momento, toda a comoção que nos atinge neste momento”.

    Navegantes

    A prefeitura de Navegantes suspendeu as aulas nesta quarta e quinta-feira (6). Segundo o órgão, a suspensão das aulas foi uma decisão do prefeito de Navegantes, e está alinhada à medida adotada pelo Governo do Estado, que também suspendeu as aulas da Rede Estadual nesta semana.

    Palhoça

    A prefeitura de Palhoça afirmou que em virtude do acontecimento, todas as escolas do período vespertino, nesta quarta-feira (5), estarão abertas, porém sem atividades de conteúdo para os pais que optarem por não levar seus filhos nas escolas. Nesta quinta-feira (6), as aulas estarão canceladas, para preservar vidas e aguardar novas investigações sobre o caso ocorrido.

    Balneário Camboriú

    A prefeitura de Balneário Camboriú determinou a suspensão das aulas na rede pública municipal nesta quarta-feira (05), por questões de segurança em face à repercussão do atentado. De acordo com o órgão, ao longo do dia será avaliado se a suspensão das aulas se estende até a quinta-feira.

    São José

    A prefeitura de São José comunicou que suspendeu as aulas na rede municipal de ensino nesta quarta-feira (5) no turno vespertino e na quinta-feira (6). Por meio de nota, o Executivo informou que está mobilizado e agindo preventivamente em defesa da segurança da comunidade escolar.

    Para reforçar a segurança nas unidades escolares, prefeito Orvino Coelho de Ávila também determinou em fevereiro a realização de estudo técnico e financeiro para implantação de medidas de controle de acesso na rede municipal.