Chapecó anuncia novas medidas para ampliar segurança nas escolas

Chapecó anuncia novas medidas para ampliar segurança nas escolas

5 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Novas medidas para ampliar a segurança nas escolas foram anunciadas pela Administração Municipal de Chapecó na tarde desta quarta-feira, após reunião do prefeito com secretariado, comando regional da Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, SAER, Guarda Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público. A reunião foi convocada pelo prefeito João Rodrigues e a secretária de Educação, Astrit Tozzo, após o ataque a uma creche de Blumenau, com quatro óbitos.
    “Nós vamos remanejar cerca de 50 vigias que estão em praças e prédios públicos e 40 guardas municipais para as nossas 84 unidades escolares. A prioridade é a segurança das nossas crianças. Enquanto isso pedimos o apoio da Polícia Militar e Polícia Civil para colaborar com as outras demandas. Paralelamente vamos encaminhar com urgência um projeto para a Câmara de Vereadores, para contratação de 100 agentes de segurança em instituições de Educação”, disse o prefeito.
    Esses agentes serão selecionados entre policias aposentados ou então reformados das Forças Armadas. Também serão comprados equipamentos de segurança.
    Serão contratados dois especialistas em segurança, para dar cursos para a Guarda Municipal e professores, para que saibam agir numa situação de ataque em unidades educacionais.
    Outra medida é o cercamento das unidades que ainda não tem essa proteção, com altura de 2,2 metros.
    Rodrigues destacou que Chapecó já vinha implantado algumas medidas de segurança desde 2021, quando ocorreu ataque a uma creche em Saudades. Na época foi implantada a Patrulha Escolar, com rondas da Guarda Municipal nos colégios e creches.
    No início deste ano foram implantadas portas giratórias com detectores de metal em cinco escolas. Outras 12 portas já estão em licitação e a intenção é implantar o equipamento em pelo menos 30 escolas.
    A secretária de Educação, Astrit Tozzo, complementou informando que foram instalados também câmeras de videomonitoramento os portões de acesso permanecem fechados durante as aulas. Também foram implantados núcleos de atendimento com psicólogos e assistente social para atender alunos que apresentam alguma situação que necessitem dessa atenção.
    “Nós vamos reforçar as equipes e também o monitoramento nas unidades, mas também pedimos aos pais que fiquem atentos ao que seus filhos estão acessando nas mídias”, disse.
    Somente na Rede Municipal de Ensino são 26 mil alunos.