Prevenção de acidentes foi tema de palestra na SIPAT do Hospital Regional

Prevenção de acidentes foi tema de palestra na SIPAT do Hospital Regional

7 de outubro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (7.10.2016) – “Temos que manter o hábito sobre saúde e segurança”. “Todos devem se importar com estas duas questões”. Este foi o recado transmitido pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Chapecó – Siticom, Izelda Oro, em palestra proferida aos funcionários do Hospital Regional do Oeste – HRO. A palestra fez parte da programação da SIPAT – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, promovida pela CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, do hospital.

    Izelda falou sobre “Prevenção de Acidentes – ambiente hospitalar e doméstico”. Disse aos profissionais do Regional que a segurança e a prevenção “não podem ser abandonadas em momento algum”. O mercado exige mais a cada dia, condição que agiliza o processo de depauperamento dos trabalhadores. Os excessos causam traumas psicológicos, esgotamento mental, ansiedade, depressão e uma série de outros problemas. Enfatiza que estas anomalias frustram o ser humano e o elevam a uma critica situação, causando desespero familiar.

    A palestrante reforçou a necessidade de a saúde e segurança “ser pauta diária” dos trabalhadores para evitar doenças ocupacionais e os acidentes de trabalho. Orientou sobre os procedimentos a serem adotadas para garantir o desenvolvimento da atividade “seguro de que estará trabalhando de maneira ordenada para proteger a vida”. Esclareceu que no trabalho “temos que fazer o que é possível ser feito”, justamente para preservar a vida.

    Os trabalhadores do hospital receberam informações e orientações para evitar prejuízos à saúde e acidentes. Izelda repassou ao público que “todo acidente é previsível”. Evita-lo é simples. Basta o devido cuidado, o EPC (Equipamento de Proteção Coletivo) e o EPI (Equipamento de Proteção Individual).

    Ao ser questionada a sindicalista expôs que na construção civil os acidentes mais graves são, pela ordem, queda de altura, choque elétrico e soterramento. A presidente do sindicato comentou também sobre as Normas Regulamentadoras, destacando a NR 1 que serve para todos os trabalhadores. As demais 35 NRs existentes são destinadas as profissionais de específicas áreas de produção.

    – Izelda Falou sobre prevenção de acidentes na Sipat do HRO

    Assessoria de Imprensa Siticom