Operação Hórus da Polícia Civil apreende 260 litros de agrotóxico ilegal em Campo Erê

Operação Hórus da Polícia Civil apreende 260 litros de agrotóxico ilegal em Campo Erê

24 de abril de 2023 Off Por Editor



  • A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio de policiais civis da Operação Hórus MJSP, no dia 20/04/2023 em Campo Erê, realizava ações de combate aos crime transfronteiriços quando abordaram um veículo que transportava cerca de 260 litros do dessecante PARAQUAT SIGMA, o qual é de uso proibido no Brasil, caracterizando o crime de contrabando.

    O motorista do veículo de 37 anos, natural de Barros Cassal/RS e o passageiro de 40 anos, natural de Alpestre/RS foram conduzidos para a Delegacia de Polícia, onde fora lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

    De acordo com o Centro Estadual de Apoio Operacional de Combate aos Crimes contra o Agronegócio (CAOAGRO) o prejuízo para o crime foi avaliado em R$ 20.000,00 (vinte mil reais) e informa que o banimento do PARAQUATE foi feito em 2020 com base na reavaliação toxicológica da Anvisa, elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    A literatura científica demonstra que a exposição ao produto provoca efeitos de extrema gravidade para a saúde humana, que podem levar à morte do indivíduo mesmo se o contato ocorrer com doses pequenas. Segundo a Fiocruz, a exposição ao ingrediente leva à falência de múltiplos órgãos, em especial os rins, pulmões e fígado.