Prefeitura de Chapecó contrata levantamento aerofotogramétrico do município

Prefeitura de Chapecó contrata levantamento aerofotogramétrico do município

26 de abril de 2023 Off Por Editor



  • Desde sábado passado um avião Seneca II está sobrevoando o município de Chapecó, em dias de sol, para fazer imagens das construções, estradas, rodovias, ruas, e do relevo do município. O comandante e técnico agrimessor Bruno Almeida e o operador geógrafo Alessandro Maffissoni estão fazendo o levantamento aerofotogramético, voando 870 metros, em faixas que vão “escaneando” o território, com uma precisão de 8cm. Eles já fizeram trabalhos similares para a implantação de ferrovias e usinas hidrelétricas. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, o levantamento é a segunda etapa do processo de georreferenciamento, que é o levantamento de informações que vão abastecer a Administração Municipal.

    “Nós vamos sair de um sistema analógico e presencial, onde as pessoas precisam ir até a secretaria ou à Prefeitura para consultar informações, para um sistema digital que será totalmente on line. As pessoas poderão consultar de seus escritórios o que podem construir num terreno, qual o percentual de edificação, quantos andares poderá construir. Isso vai facilitar a atualização do Plano Diretor, verificar a realidade das construções, vai permitir atualizar a planta de valores e planejar o desenvolvimento de Chapecó”, disse Scolari.

    O engenheiro cartógrafo da secretaria, Thiago Nuenberg dos Santos, disse que a atual planta de valores é de 1995. Ele prevê que na terceira etapa, após a inserção dos dados levantados na plataforma da Prefeitura, já será possível as consultas virtuais. A expectativa de conclusão do georreferenciamento é para outubro. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, disse que o investimento é de R$ 7.362.245,00, para modernizar a Administração e incluir Chapecó no rol das “cidades inteligentes”.