Prefeito de 65 anos se casa com adolescente de 16 anos

Prefeito de 65 anos se casa com adolescente de 16 anos

26 de abril de 2023 Off Por Editor



  • União aconteceu no dia 12 de abril

    Há última segunda-feira (24), ganhou repercussão nas redes sociais o casamento do prefeito de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, com uma adolescente de 16 anos.

    De acordo com informações, a união aconteceu no dia 12 de abril e o registro em cartório consta no Jornal Oficial dos Cartórios de Registro Civil.

    Hissam já foi casado duas vezes e se divorciou da segunda esposa em 2022. O prefeito cumpre seu segundo mandato. Já a adolescente está no ensino médio em uma escola cívico-militar de Araucária. Mesmo a adolescente sendo menor de idade o casamento não é considerado ilegal. Segundo a lei brasileira, aos 16 anos, é possível casar desde que haja o consentimento dos pais.

    O prefeito da cidade de Araucária (PR), Hissam Hussein Dehaini, esteve presente no concurso Miss Araucária, que elegeu como segunda princesa teen a agora primeira-dama do município, que tem 16 anos.

    O evento ocorreu no início do ano passado, quando a adolescente ainda tinha 14 anos, na pré-seleção de março, e 15, na etapa final, ocorrida em maio. O prefeito havia comparecido ao concurso pela primeira vez na história do município.

    Em fotos divulgadas à época, ele aparece ao lado de juradas do concurso. A presença dele no evento reforça especulações de moradores da cidade de que Dehaini teria um relacionamento com a jovem há mais tempo, com que se casou em 12 de abril deste ano. O casamento entre o prefeito e a adolescente foi alvo de críticas nas redes sociais e de moradores da Região Metropolitana de Curitiba.

    Ontem terça-feira (25), o Ministério Público do Estado do Paraná disse que vai investigar as circunstâncias do casamento, em sigilo, já que envolve uma menor de idade, além de indícios de nepotismo envolvendo a família da primeira-dama. A mãe dela, Marilene Rode, foi nomeada secretária de Cultura e Turismo, com salário de R$ 21 mil.

    Embora a jovem seja menor de idade, de acordo com a legislação brasileira, ela pode se casar desde que haja consentimento dos pais. Esta não é a primeira vez que o prefeito, que está em seu segundo mandato à frente da cidade paranaense, se envolve em polêmicas. Ele já foi alvo da Justiça como pessoa pública e como empresário.

    Em sua ficha, há duas prisões durante a CPI do Narcotráfico, uma após Operação da Polícia Federal que investigava licitações fraudulentas, além de outros casos de nepotismo apuradas na prefeitura nos últimos anos.

    Quando Dehaini foi ao concurso de miss teen, ele não participou como jurado, mas esteve presente no evento . Segundo a administração do concurso, o prefeito foi convidado com autoridade, assim como outros secretários e vereadores de Araucária. Desde que o casamento repercutiu nas redes sociais, com diversas críticas a Dehaini, o prefeito se recusa a falar sobre o assunto, além de ter pedido para sair do Cidadania, partido que o elegeu.

    A Prefeitura de Araucária divulgou uma nota sobre o caso. “A Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), no estrito cumprimento do que determina a legislação municipal, apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante”.

    Com informações SCC10