Prefeitura recebe área do Automóvel Clube Chapecó para construção de pista internacional

Prefeitura recebe área do Automóvel Clube Chapecó para construção de pista internacional

3 de maio de 2023 Off Por Editor



  • A lei 7.826, que autoriza a Prefeitura a receber uma área de 411,9 mil metros quadrados do Automóvel Clube Chapecó, para a construção da pista do Autódromo Internacional, na Linha Cachoeira, foi assinada no final da manhã desta quarta-feira, pelo prefeito João Rodrigues. O ato foi na sala de reuniões da Prefeitura e contou com a presença do presidente do Automóvel Clube, Valdir Moratelli, acompanhado da diretoria do clube, do secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Felipe Etges, do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, e do vice-presidente da Câmara de Vereadores, André Kovaleski.

    De acordo com Moratelli, a doação foi aprovada em assembleia dos associados, realizada em 23 de março de 2022, e depois pela Câmara de Vereadores.
    “Graças a esta união de esforços estamos estabelecendo uma Parceria Público-Privada para a construção do Autódromo Internacional, com pista que atende às exigências da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federação Internacional de Automobilismo. Com isso poderemos sediar provas da Fauesc e CBA, de Sock Car, Fórmula Truck, F4, Nascar Series e motociclismo nacional e internacional, pois será homologada como uma pista F2. O próximo passo é demarcar a pista. O Automóvel Clube vai realizar a terraplanagem e obras complementares e a Prefeitura fará a pista”, disse Moratelli.

    O prefeito João Rodrigues afirmou que a partir de agora a Prefeitura fará a revisão das planilhas de custo dos projetos para posteriormente lançar a licitação da pista.

    “A partir desta lei o município poderá investir um valor estimado em R$ 20 milhões na pista. Também vamos buscar apoio para as outras obras do autódromo, que será uma referência no país. Com isso vamos atrair eventos estaduais, nacionais e internacionais, movimentando a economia local e incentivando o turismo”, disse o prefeito.

    DADOS SOBRE O AUTÓDROMO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ

    – Será o primeiro autódromo asfaltado de Santa Catarina.
    – Poderá sediar competições das principais categorias automobilísticas da América do Sul.
    – Irá gera grande impacto no turismo estadual, com especial movimentação na economia da região Oeste, em função da quantidade de pessoas e empresas envolvidas nos eventos a serem realizados. – O autódromo será homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
    – Extensão de 4.057 metros para a pista, em sentido horário, de velocidade rápida, com detalhes técnicos e vários pontos de ultrapassagem e sete alternativas de pista, mediante cinco shortcuts (atalhos) no traçado.
    – Largura da pista de 12 a 15 metros e áreas de escape de até 80 metros, contemplando a topografia do terreno, ou seja, subidas e descidas com diferença máxima do nível de altura da pista de 23 metros.
    – Características do traçado principal: três retas, a maior delas na largada, com 871 metros, a reta oposta com 551 e a segunda reta oposta com 424 metros; e 13 curvas, oito delas para a direita e cinco para a esquerda, com destaque para a de número 8, que será de alta velocidade e terá 517 metros, com raio aberto e constante.
    – 37 boxes instalados fora da área do traçado e torre de controle de corrida, com área total de 9.705 metros quadrados.
    – Área total do complexo: 708 mil metros quadrados, 80% de área livre e 20% gravada como reserva legal.
    – Localização: estrada geral para Linha Cachoeira, a três quilômetros da rodovia Chapecó/Goio-Ên (SC-480), a 18,5 quilômetros do aeroporto e a 20 quilômetros do centro da cidade de Chapecó.

    Veja imagens do projeto: