12 tartarugas são encontradas mortas em redes de pesca em praia de SC

12 tartarugas são encontradas mortas em redes de pesca em praia de SC

17 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Animais foram encontrados por moradores

    Na tarde da última terça-feira (16), 12 tartarugas foram encontradas mortas e emaranhadas em redes de pesca irregulares, na Praia da Barrinha, em Barra Velha. Os animais eram todos da espécie tartaruga-verde e foram removidos do petrecho pesqueiro por moradores do município.

    Após a remoção, os populares acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias PMP-BS, que resgatou as tartarugas e verificou que 12 delas já estavam mortas, mas que haviam outras vivas. Uma das que estavam com vida foi encaminhada para tratamento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha (SC). No exame, foi verificado que haviam alguns sinais no sistema respiratório, que evidenciavam complicações geradas pelo afogamento devido ao aprisionamento na rede.

    A tartaruga recebeu medicação adequada ao quadro clínico e passará por cuidados até que suas condições de saúde permitam o deslocamento para a instituição responsável pela reabilitação e soltura.

    Os animais registrados como mortos passarão por exame de necropsia, uma análise minuciosa dos órgãos para identificação de lesões viscerais que podem comprovar a morte por afogamento.

    O que são redes de pesca irregulares?

    São “irregulares” as redes de pesca armadas foras das normas regulamentadas pelos órgãos ambientais fiscalizadores. Entre as principais regras está o distanciamento adequado entre o petrecho e as áreas costeiras. Isso porque muitos animais, assim como as tartarugas-verde, habitam essas zonas durante fases específicas da vida.

    Redes de pesca irregulares podem causar a morte de inúmeros animais que não são o alvo da pescaria. As tartarugas são altamente ameaças pela inconsciência no uso do petrecho.