Frio dará trégua neste fim de semana? Veja como fica a previsão do tempo

Frio dará trégua neste fim de semana? Veja como fica a previsão do tempo

19 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Nesta sexta (19), foi registrado o décimo dia consecutivo de temperaturas negativas no Brasil

    Depois de recorde de baixas temperaturas em São Paulo e outras cidades do Brasil, inclusive com madrugadas consecutivas de termômetros negativos na região Sul, a forte massa de ar frio de origem polar que começou a atuar na semana passada começará a enfraquecer neste fim de semana. O aumento da temperatura já poderá ser sentido na madrugada deste sábado (20), mas, terá mais impacto no domingo (21). Na região Sudeste, as tardes também tendem a ficar mais quentes.

    Conforme a Climatempo, a presença de um grande ciclone extratropical na costa do Sul e do Sudeste colaborou para represar o ar gelado no interior do Brasil. “No entanto, este ciclone se afasta de vez para alto mar nesta sexta-feira (19). Isto vai permitir que o ar frio mais intenso escoe do continente para o mar”, disse a empresa brasileira de meteorologia.

    Desta forma, a diminuição do ar frio vai facilitar a elevação da temperatura no centro-sul do País no período da noite e, consequentemente, as madrugadas vão ficar menos frias no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do País.

    Serra Catarinense e Serra da Mantiqueira

    Nesta sexta-feira (19), foi registrado o décimo dia consecutivo de temperaturas negativas no Brasil. Até as 3 horas, a mínima registrada era de -2,1°C em Bom Jardim da Serra, na serra catarinense. O recorde atual de menor temperatura no País registrado neste ano é de -3,4°C, no dia 18 de maio, também em Bom Jardim da Serra.

    Segundo a Climatempo, a longa sequência de madrugadas geladas na região Sul também foi provocada pela permanência de uma massa de ar frio, de origem polar, que ficou retida nos últimos dias no interior do País. “Esse ar muito frio e seco tem inibido a formação de nuvens e o céu limpo, também durante o período noturno, tem ajudado a esfriar o ar durante a madrugada. O resultado são as baixas temperaturas dos últimos 10 dias no Sul e no Sudeste”, acrescentou a Climatempo.

    Na Serra da Mantiqueira, a temperatura ficou muito perto de 0°C nos últimos dias, com mínimas entre 0°C e 1°C em Monte Verde, em Minas Gerais, e em torno de 2°C em Campos do Jordão, município de São Paulo, e em Maria da Fé, em Minas Gerais.

    Confira as dez madrugadas mais geladas no Brasil neste ano:

    – 10 de maio: -2,2°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias (SC).

    – 11 de maio: -1,5°C em General Carneiro (PR).

    – 12 de maio: -0,5°C em Urupema/Parque de Exposição (SC).

    – 13 de maio: -0,6°C em Urupema/Parque de Exposição (SC).

    – 14 de maio: -1,3°C em Urupema/Parque de Exposição (SC).

    – 15 de maio: -1,2°C em Urupema/Parque de Exposição (SC).

    – 16 de maio: -2,8°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias (SC).

    – 17 de maio: -3,0°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias (SC).

    – 18 de maio:-3,4°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias (SC).

    – 19 de maio: -2,1 °C em Bom Jardim da Serra/Comunidade 15 dias (SC).

    *Até as 3h de 19 de maio, com dados do Inmet e do Epagri/Ciram