Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do Brasil

Santa Catarina tem a melhor distribuição de renda do Brasil

22 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Estado alcançou 0,419 no Índice de Gini do rendimento domiciliar per capita no ano passado

    Santa Catarina alcançou 0,419 no Índice de Gini do rendimento domiciliar per capita no ano passado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisados pelo Observatório FIESC, o indicador coloca o estado como a unidade federativa com a melhor distribuição de renda do Brasil. Na sequência aparecem Rondônia, Mato Grosso e Goiás.

    Estes estados têm crescimento recente associado à expansão da fronteira agrícola, diferente de Santa Catarina, cuja economia é mais diversificada.

    “A baixa desigualdade de Santa Catarina é reflexo de uma economia diversificada e com baixos níveis de informalidade, em que a indústria possui um papel muito importante, gerando renda para todas as camadas da população”, afirma Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC.

    O indicador varia de 0 a 1 e, quanto mais perto de 1, maior é a desigualdade de uma região. No estado catarinense o indicador de desigualdade caiu de 0,424 em 2021 para 0,419 em 2022.

    No Brasil, o índice passou de 0,544 de 2021 para 0,518 neste ano, sendo o menor valor desde o início da série histórica, em 2012.

    “Esse resultado se deve, principalmente, ao aumento do volume de recursos transferidos por programas sociais em 2022. Em Santa Catarina, a dependência desses recursos é menor, porém a expansão do emprego formal e a recuperação dos salários reais também garantiram uma expressiva redução na desigualdade de renda”, explica.