Grandes ações marcam a celebração do Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher

Grandes ações marcam a celebração do Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher

7 de novembro de 2016 Off Por José Carlos de Linhares



  • Chapecó (7.11.206) – É preciso, incessantemente, bater na mesma tecla até a formação de consciência para o fim da violência contra a mulher. A tarefa é árdua e exige ações de enfrentamento, mas, acima de tudo, a mudança comportamental voluntária (ou forçada) do agressor. A causa é humanitária e deve ser assumida na prática por todos. A mulher é a maioria da população, é a maioria do eleitorado, cumpre múltiplas funções, mas não consegue se impor, nem fazer prevalecer essa superioridade numérica. Continua sendo vitima da violência e da discriminação.

    É para combater esta realidade que mais uma vez o SITICOM promove panfletagem na avenida, no Dia Internacional de Não Violência Contra a mulher, 25 de novembro. O sindicato instala sua estrutura e distribui amplo material informativo a quem passa pelo local, Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua Marechal Deodoro.

    Todos os tipos são condenáveis – A ação integra o programa a ser cumprido pela Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Chapecó que, em conjunto com 30 entidades formadoras de opinião, promoverá vários eventos neste mês. A mobilização fará alerta sobre os altos índices e tipos de violência que atingem a mulher. “A agressão física é apenas uma delas”, observa a presidente do SITICOM Izelda Oro. Paralelo, estão às agressões psicológicas, discriminatórias, o constrangimento moral, entre outras.

    Sua Voz é a Nossa Voz – As instituições envolvidas se reuniram no Plenário da Câmara de Vereadores para apresentar a campanha que tem como mote o slogan “Sua Voz é a Nossa Voz” – Vamos Fazer a Nossa Parte. Estão sendo organizadas várias tarefas, alertando para a grave questão social. Diversas peças publicitárias compõe o conjunto de atividades. São painéis, outdoors, banners, faixas, cartazes e filme com depoimentos sobre o histórico de violência contra a mulher e a discriminação em todas as áreas. Produzido pela agência SPO Publicidade, o trabalho mostra a cruel realidade vivia. As redes sociais também serão usadas para chamar atenção ao problema. Além da panfletagem do SITICOM haverá seminário, caminhada e vigília.

    Lançamento – A presidente da Comissão Advogada da OAB, Marilei Martins de Quadros, disse que o lançamento da campanha de conscientização deve ocorrer no próximo dia 22 na Arena Condá durante o jogo Chapecoense x São Paulo. Será utilizado o telão da Arena para projetar a iniciativa. Os torcedores receberão faixas de mão com frase de efeito, cuja exibição terá repercussão nacional.

    Números – Em Santa Catarina Chapecó ocupa a quinta posição em casos de violência contra a mulher. Em nível nacional, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente e a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no país. Mais de 100 milhões de meninas poderão ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década e em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram assédio sexual no ambiente de trabalho. Cerca de 70% de todas as mulheres do mundo já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência, independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social.
    Denúncia – A única decisão que a mulher agredida não deve tomar é ficar calada. Toda violência precisa ser denunciada à Delegacia especializada que funciona na Rua Assis Brasil, 140 E, Bairro Maria Goretti. O disque denúncia é o 180, mas a agressão também pode ser feita através do número 190.
    Jamais se cale! Denuncie Sempre!

    – Foto: A reunião da OAB e entidades de apoio realizada na Câmara de Vereadores formou comissões ao encaminhamento do trabalho a ser cumprido durante o mês

    Assessoria de Imprensa Siticom