Pintor grava momento que é impedido de almoçar em restaurante em Chapecó: “roupa suja”

Pintor grava momento que é impedido de almoçar em restaurante em Chapecó: “roupa suja”

26 de maio de 2023 Off Por Editor



  • O pintor diz no vídeo que estaria sendo impedido de almoçar no restaurante por conta das roupas

    O vídeo em que um homem discute em um restaurante em Chapecó, no Oeste Catarinense, está repercutindo nas redes sociais. A gravação seria de um pintor que teria sido impedido pelo estabelecimento de almoçar no local.

    Na gravação, o homem que parece estar uniformizado e com a roupa com pingos de tinta, questiona porque não poderia almoçar no restaurante com seus colegas. Segundo o relato do vídeo, ele entende que está sendo impedido por conta da roupa.

    “Mas nós não podemos almoçar por causa disso aqui?”, pergunta o pintor, se referindo às roupas sujas de tinta.

    “Infelizmente eu não posso”, responde um homem de camisa branca que, conforme as imagens, parece trabalhar no restaurante. O homem segue respondendo e chega a dizer “lá na calçada”, apontando que o pintor poderia comer fora do estabelecimento.

    “Que diferença tem de nós e do cara aqui almoçando”, segue debatendo o pintor. Ele aponta a câmera para o salão do restaurante e diz “o cara não quer deixar almoçar porque estamos com as roupas sujas. Nós somos trabalhadores”.

    O pintor diz que vai denunciar o restaurante e chega a ameaçar chamar a polícia. “Se tiver um pouco de caráter não venha mais almoçar neste lixo”, grita o homem para os clientes antes de sair do restaurante.

    A reportagem entrou em contato com o restaurante, que se manifestou por nota. Segundo o restaurante, os pintores foram orientados a higienizar as mãos ou usar luvas descartáveis para se servirem no buffet, mas eles se ofenderam. Ainda segundo o empreendimento, todos são bem-vindos, desde que sigam as normas de higiene.

    A empresa que os pintores trabalham, GG Pinturas, também se posicionou e informou que está em busca de uma “solução adequada para o incidente ocorrido”. E que lamenta que os colaboradores tenham passado por uma situação desagradável como a do vídeo.

    O que diz o Código de Defesa do Consumidor

    O artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor estabelece que os estabelecimentos não podem negar atendimento.

    “II – recusar atendimento às demandas dos consumidores, na exata medida de suas disponibilidades de estoque, e, ainda, de conformidade com os usos e costumes”. A prática é vedada pelo CDC e considerada uma prática abusiva.

    Veja o vídeo

     

    Confira a nota do restaurante na íntegra

    No dia 24/05/2023, em meu restaurante, dois clientes com roupas manchadas de tinta foram orientados a higienizar as mãos ou utilizar luvas disponíveis no buffet para servirem. Eles se ofenderam e disseram que procurariam outro restaurante.

    No dia seguinte, retornaram acompanhados por um terceiro indivíduo que gravava um vídeo. Novamente foram orientados sobre as regras sanitárias. Mas criaram uma narrativa falsa nas redes sociais.

    Quero deixar claro que meu restaurante atende a todos os trabalhadores seguindo as normas de higiene. Infelizmente, minha empresa foi exposta nas redes sociais, mas estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Continuarei trabalhando com as mesmas orientações sanitárias e atendendo meus clientes. É triste saber que essa situação foi uma armação para ganhar popularidade nas redes sociais e na imprensa.

    Confira a nota da empresa na íntegra

    A GG Pinturas, empresa com 28 anos de atuação no setor de construção civil, vem por meio deste comunicado expressar seu total constrangimento e repúdio em relação ao incidente ocorrido no dia 24/05/2023 envolvendo três dos nossos colaboradores, os quais foram proibidos de almoçar no Restaurante Alma Gaúcha por estarem com o uniforme sujo.

    Primeiramente, gostaríamos de ressaltar que a GG Pinturas sempre prezou pela qualidade de seus serviços e pela imagem positiva da empresa. Nossos colaboradores são orientados a manter um alto padrão de higiene pessoal e a zelar pela aparência profissional, mesmo em ambientes de trabalho que possam ser sujeitos a sujeira ou desgaste físico.

    Lamentamos profundamente que nossos colaboradores tenham sido submetidos a uma situação tão desagradável, uma vez que a GG Pinturas sempre buscou construir e manter relações harmoniosas com parceiros e estabelecimentos locais. Durante todos esses anos de existência, nunca enfrentamos uma situação semelhante em outros locais onde nossa equipe é frequentemente recebida de forma cordial e respeitosa.

    Reforçamos que a aparência dos uniformes dos nossos colaboradores é decorrente do trabalho desempenhado, que muitas vezes envolve atividades que geram sujidades. No entanto, é importante salientar que a higiene pessoal de nossos funcionários é sempre priorizada e mantida dentro dos padrões exigidos.

    A GG Pinturas reafirma seu compromisso em manter um ambiente de trabalho saudável, com respeito mútuo e livre de qualquer forma de discriminação. Repudiamos veementemente qualquer ato discriminatório ou preconceituoso, e continuaremos a tomar todas as providências necessárias para garantir que nossos colaboradores sejam tratados com dignidade e respeito em todas as circunstâncias.

    Agradecemos a compreensão e solidariedade de todos os parceiros, clientes e amigos da GG Pinturas, e reiteramos nosso compromisso em buscar uma solução adequada para o incidente ocorrido.

    Com informações SCC10