Reunião de Trabalho debate políticas públicas para indígenas

Reunião de Trabalho debate políticas públicas para indígenas

30 de maio de 2023 Off Por Editor



  • Uma Reunião de Trabalho, realizada pela Câmara de Vereadores de Chapecó, aconteceu nesta terça-feira (30), e fez um debate sobre as políticas públicas para indígenas. O encontro foi proposto, via requerimento, pela vereadora Marcilei Vignatti (PSB) e reuniu caciques, indígenas e representantes de entidades.

    A vereadora Marcilei disse que os moradores das aldeias reivindicavam um encontro para explanar suas demandas e solicitações junto ao poder público. “É uma oportunidade de levantar as necessidades e fazer com que os representantes do executivo possam atendê-los”.

    Os caciques das aldeias Toldo Chimbangue, Condá e Guarani estiveram presentes na reunião de trabalho e cada representante teve a oportunidade de apresentar suas reivindicações. As demandas se concentraram em melhorias nos centros de educação infantis, investimentos nos centros de convivência, construção de parques, ampliação de moradias, melhorias nas ruas e distribuição de água.

    As representantes da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, também compareceram e destacaram que todas as reivindicações foram anotadas. “Muitos desses pedidos já estão em andamento. Mas os processos são burocráticos e requer um tempo”, justificou a gerente de Assuntos Indígenas, Rosângela Inácio. Já a secretária da pasta, Elisiane Sanches, relatou todas as ações e atividades direcionadas ao povo indígena, mas cobrou uma maior integração e participação dos próprios moradores das aldeias para resolver alguns problemas.

    A vereadora Marcilei sugeriu ao final do encontro, alguns encaminhamentos. Entre eles, criar um lugar permanente de diálogo entre indígenas e gestores públicos, debater com maior profundidade as questões indígenas e montar uma comissão para que todos esses assuntos sejam levantados para construção de políticas públicas.

    Com informações Assessoria CMC