Aeroporto de Chapecó: novos voos estão previstos para o segundo semestre

Aeroporto de Chapecó: novos voos estão previstos para o segundo semestre

31 de maio de 2023 Off Por Editor



  • O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó (SC), contará com dez operações diárias de voos comerciais regulares a partir de outubro deste ano para atender a crescente demanda de transporte aéreo. A previsão é do gestor aeroportuário Filipe Dias Gomes.

    As companhias estão se preparando para a oferta de novos voos, visto que o movimento de passageiros e aeronaves está em ascensão. A previsão é que mantenha essa dinâmica, de acordo com estatística divulgada pela concessionária Voe Xap, do Grupo Socicam.

    O gestor informou que a Gol está em tratativas para colocar um pernoite em Chapecó com destino a São Paulo. Outra melhoria operacional reside no pátio de estacionamento que foi ampliado e, agora, dispõe de quatro posições para aeronaves da aviação regular e oito para aviação particular. Essa nova infraestrutura está sendo cadastrada na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para, então, passar a ser utilizada.

    No primeiro quadrimestre deste ano, 193.006 passageiros embarcaram ou desembarcaram no terminal aeroportuário de Chapecó, enquanto o número de operações de pousos e decolagens chegou a 1.616. O crescimento em relação ao movimento do primeiro trimestre de 2022 foi de 21% em usuários e em 14% para os voos.

    Essa estatística retrata as operações comerciais regulares – uma média de oito por dia – das companhias Azul, Latam e Gol. Entretanto, no mesmo período, também foram registradas 1.270 operações com aeronaves particulares que transportaram 477 passageiros.

    O gestor aeroportuário Filipe Dias Gomes assinala que a expansão da movimentação do Aeroporto de Chapecó se mantém constante nos últimos anos e deve acelerar em razão da conclusão das obras de ampliação da estação de passageiros e das melhorias do sítio aeroportuário, além dos avanços operacionais e da oferta de novas opções de voos. No segundo semestre será instalada uma nova esteira de bagagens, monitores com informações dos voos e substituídas as poltronas da sala de embarque.

    Desde janeiro as operações do Aeroporto contam com mais segurança e eficiência em face da aprovação do sistema RNP (Required Navigation Performance) pelo Comando da Aeronáutica. A cabeceira 29 da pista passou a operar pousos de aproximação por instrumentos (IFR), mecanismo já instituído na cabeceira 11.

    Na prática, o procedimento aperfeiçoou a capacidade operacional do Aeroporto, principalmente sob condições de baixa visibilidade – como nos casos de neblina e chuva –, diminuindo as taxas de cancelamento em cerca de 50%. Até então, os pousos na cabeceira 29 ocorriam apenas por orientação visual, causando restrição em casos de mau tempo.

    A novidade na eficiência operacional se soma de forma positiva ao salto de qualidade obtido com a conclusão das obras de ampliação. “Além da comodidade oferecida por um Aeroporto totalmente requalificado, confortável e moderno, a região de Chapecó agora conta com operações ainda mais seguras e eficientes”, completa Gomes.

    AEROPORTO

    O Aeroporto Serafim Enoss Bertaso opera 24 horas por dia e é um dos mais movimentados do interior do sul do Brasil: atendeu, em 2022, meio milhão de passageiros. Cerca de 3 mil pessoas são recebidas por dia no terminal, que registra 4.200 operações/ano, entre pousos e decolagens dos voos regulares.

    Com investimentos superiores a R$ 40 milhões, a Voe Xap finalizou as obras de ampliação e modernização do Aeroporto, triplicando a capacidade de atendimento dos atuais 500 mil para 1,5 milhão de passageiros/ano.

    A pista do Aeroporto de Chapecó, considerada uma das melhores do país pela localização e ausência de obstáculos na aproximação e decolagem, possui 2.063 metros de extensão. As operações aéreas contam com equipamentos de proteção ao voo PAPI, biruta, farol rotativo e sistema de balizamento noturno.

    SOBRE A SOCICAM

    Líder no segmento de infraestrutura de mobilidade no Brasil, a Socicam é especialista em viabilizar soluções para gestão de terminais rodoviários, aeroportuários, portuários e urbanos, sempre com foco no bem-estar do cidadão. Com 51 anos de trajetória, é responsável pela gestão de 120 empreendimentos em todas as regiões do país, sendo 26 aeroportos. Por mês, são mais de 130 milhões de pessoas atendidas em todos os modais de transporte, com mais de 5 milhões de partidas de ônibus, aviões e embarcações.