Milho arco-íris, cenoura colorida, berinjela-branca: Catarinense faz sucesso com plantação diferente

Milho arco-íris, cenoura colorida, berinjela-branca: Catarinense faz sucesso com plantação diferente

5 de junho de 2023 Off Por Editor



  • Alimentos com cores exóticas e de tamanhos surpreendentes viraram sucesso na internet

    Apaixonada por horta, ela faz sucesso nas redes sociais compartilhando a rotina no sítio e na plantação em casa para mais de 450 mil pessoas nas redes sociais. A influenciadora diz: “transformei minha casa num sítio e agora transformando o sítio na minha casa”.

    O amor por plantar fez com que a catarinense comprasse um sítio sem luz ou água encanada para poder fazer uma horta de orgânicos. A jornalista e jardineira Cláudia Müller mora em Itajaí, no Litoral Norte e tem um sítio em Luiz Alves, no Vale do Itajaí.

    Uma vez por semana a jornalista pega a estrada e vai até o sítio. O local ainda não tem estrutura para moradia, mas conta com espaço suficiente para as plantações de Cláudia, que começou a construir no terreno recentemente.

    A jardineira comprou o sítio em 2018 e começou a plantar e não parou mais. “Eu reflorestei 50 mil metros quadrados que era uma plantação de eucalipto”, explica sobre o uso do terreno antes da compra. A vontade de poder ter mais espaço para a horta se explica pelo desejo de cultivar o próprio alimento.

    “Veneno nunca fez parte dos meus plantios e sou muito ligada com a natureza. Planto para os insetos polinizadores, abelhas e passarinhos”

    CLÁUDIA MÜLLER

    Alimentos com cores e tamanhos diferentes
    Cláudia já foi destaque no Chapeco.org com uma mostarda gigante e 100% natural que surpreendeu nas redes sociais. Ela conta que sempre que viaja ganha ou troca sementes diferentes, assim, tem uma variedade de alimentos do mundo todo e pouco conhecidos.

    “Tudo que você possa imaginar: milho arco-íris, cenoura colorida, berinjela-branca, couve roxa. Tudo o que não se encontra nos mercados para vender”

    Cláudia

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Em seu canal no YouTube as dicas são variadas, mas os vídeos sobre as plantas são os mais acessados, com alguns conteúdos tendo mais de 2 milhões de visualizações.

    Cláudia conta que mesmo indo somente uma vez por semana para o sítio os resultados são positivos. A produção de alimentos é consumida por ela e a família, mas também doada e compartilhada com amigos e conhecidos.

    A amante das plantas chega cedo aos finais de semana na propriedade e fica até o final do dia, leva água e comida e cuida de toda a horta. A expectativa da jornalista é que no futuro, quando a filha estiver na faculdade, ela possa se mudar para o sítio, onde a casa está sendo construída.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Formada em jornalismo, a catarinense conta que a paixão pela natureza não tem nada a ver com a profissão, mas com o amor pelo tema desde a infância . “Meus pais tinham sítio e quando eu era criança meu animal de estimação era uma galinha”, lembra.

    O talento para a jardinagem e cultivo se transformou no sustento de Cláudia. Hoje, ela vive com os ganhos obtidos com o conteúdo que produz para a internet. “Planto para incentivar as pessoas, para mostrar que qualquer pessoa pode cultivar o próprio alimento. E sem veneno é mais do que possível”.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    “Mostro como todo mundo pode plantar e colher, até em vaso”, afirma a YouTuber. “Tudo na base da tentativa, erro e acertos. Vou tentando e fazendo. Sempre digo que não tem quem não consiga cultivar uma planta, tem só quem não queira”, conta sobre as dificuldades que algumas pessoas relatam.

    Além de serem muito coloridos, a produção de orgânicos chama a atenção pelo tamanho. “Tamanho família”, comentou uma seguidora sobre o tamanho das folhas colhidas. Alguns seguidores ressaltaram que é a dedicação de Cláudia que faz a produção ser tão grande, já outros chegaram a brincar sobre o os resultados: “terra dos gigantes”.

    Este slideshow necessita de JavaScript.