El Niño está chegando e afetará clima em SC; veja

El Niño está chegando e afetará clima em SC; veja

9 de junho de 2023 Off Por Editor



  • Estados Unidos confirmou a ocorrência do fenômeno

    Nesta quinta-feira (08), a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) confirmou oficialmente as condições para a formação do fenômeno El Niño. O fenômeno ocorre quando as águas da superfície do Oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes que o normal, provocando efeitos no clima global.

    Em nota, a NOAA destacou que as condições do El Nino devem se fortalecer gradualmente no inverno. “Dependendo de sua força, o El Niño pode causar uma série de impactos, como aumentar o risco de chuvas fortes e secas em determinados locais do mundo”, disse Michelle L’Heureux, cientista do clima do Climate Prediction Center.

    Segundo o Estadão, em 2023 o fenômeno se formou pelo menos um mês antes do habitual, e com isso, o El Niño terá mais de tempo para ganhar força. A Defesa Civil catarinense explica que entre os principais efeitos do El Niño na Região Sul do Brasil são chuvas acima da média.

     “A mudança climática pode exacerbar ou mitigar certos impactos relacionados ao El Nino. Por exemplo, o El Nino pode levar a novos recordes de temperatura, principalmente em áreas que já experimentam temperaturas acima da média durante o El Nino”.

    A NOAA explica ainda que o El Nino também contribuiu para a diminuição de ocorrências de furacões no Atlântico, mas pode provocar aumento dos fenômenos no Pacífico.