Vídeo: Temporal derruba árvores e deixa milhares de casas sem luz em Chapecó

Vídeo: Temporal derruba árvores e deixa milhares de casas sem luz em Chapecó

13 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Mais de 50 mil unidades estão sem energia e Defesa Civil alerta para nova tempestade

    A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas de tempestade para a cidade de Chapecó, no Oeste catarinense. Segundo as informações meteorológicas repassadas pelo órgão, a previsão se concretizaram, e a cidade passou por uma tempestade severa, com raios, rajadas de ventos, granizos e enxurradas.

    Os vídeos gravados por moradores da região, mostram a força do vento e os estragos que os temporais causaram na cidade. Foram mais de 50 mil unidades sem energia na cidade. Algumas recomendações repassadas pela Defesa Civil eram de que as pessoas procurassem abrigo seguro, ficassem longe de janelas, desligassem os aparelhos eletrônicos.

    Defesa Civil lembra que sempre nesses casos de ocorrências ligue 199 ou 193.

    Tempestades causam destelhamentos, derrubam árvores e deixam milhares de casas sem luz no Oeste

    Em Chapecó a velocidade do vento chegou a quase 90km/h. Cerca de 24 árvores foram derrubadas pelo vento e tempestades que atingiram a região de Joaçaba, Meio-Oeste do Estado. Segundo informação do Corpo de Bombeiros Militar, esse número foi registrado apenas entre as 19h até as 21h desta quarta-feira (12).

    Do total de atendimentos feitos pelo CBMSC, apenas em Joaçaba foram 11 árvores caídas e um acidente de trânsito, com uma vítima presa às ferragens. Na cidade de Catanduvas, cinco árvores caíram, uma delas sobre uma casa e um carro. Ninguém se feriu com gravidade.

    Além da queda de árvores, a busca por lonas é grande na região. Em Videira, uma tempestade com fortes rajadas de vento atingiu o município na noite desta quarta-feira, provocando destelhamentos, deslizamentos e outros transtornos. Por isso, a Defesa Civil está fornecendo lonas a quem teve sua residência ou estabelecimento comercial atingido. A retirada desse material pode ser feita diretamente por quem precisar no Corpo de Bombeiros de Videira, localizado no bairro Farroupilha.

    Mais para Oeste, no município de São Miguel da Boa Vista, a Defesa Civil Municipal atendeu a seis ocorrências de destelhamento devido a velocidade do vento, sendo distribuído cerca de 300m2 de lona. Em Flor do Sertão também foram seis atendimentos. No interior do município, muitas árvores caíram sobre as vias, ocorrendo bloqueios totais.

    No município de Tigrinhos, parte da cobertura de uma edificação mista (comercial e residencial) foi arrancada parcialmente e algumas residências unifamiliares também tiveram danos parciais nas coberturas.

    Em Chapecó, o vento de mais de 90km/h também destelhou casas e estabelecimentos, e assuntou motoristas que estavam nas ruas da cidade durante o temporal.

    Veja imagens de Chapecó:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Fotos Amauri Salles – Rádio Chapecó