Índice de roubos em Chapecó cai 60% em cinco anos, revela promotoria

Índice de roubos em Chapecó cai 60% em cinco anos, revela promotoria

13 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Debater a violência em Chapecó e principalmente no bairro Efapi, foi o tema de requerimento discutido em plenário, nesta quinta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Chapecó. A iniciativa foi do vereador André Kovaleski (PL), que convidou o promotor de Justiça, Simão Baran Junior.

    O promotor aproveitou sua visita em sessão, para apresentar alguns levantamentos referentes a crimes praticados em Chapecó. Simão Baran Junior, elogiou o trabalho de investigação da Polícia Civil, já que segundo ele, 90% dos casos de homicídios foram esclarecidos nos últimos 16 anos.

    Em relação a roubos, os números também são positivos, em virtude da queda desse tipo de ocorrência no município. De acordo com dados levantados entre 2017 e 2022, o promotor revela que houve uma redução de 60% no número de roubos em Chapecó nesse período. “A média é de 139 roubos por 100 mil habitantes, ou seja, o município tem dados semelhantes a cidades da Espanha. É um motivo de orgulho”, completou.

    Além disso, foram apresentados dados específicos sobre a Efapi, considerado o maior bairro de Chapecó. A promotoria revelou que nessa região, 80% dos crimes ocorrem no período das 19 horas até as 6 horas e muitos deles são praticados em pontos de ônibus. “A maioria dos infratores é usuário de crack ou cocaína e necessita praticar roubos e furtos para sustentar seu vício”.

    Durante a sessão, o diretor-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, também esteve presente respondendo a questionamentos dos vereadores. O delegado falou da reestruturação da corporação no estado e do planejamento em incrementar o efetivo policial.