Ciclone extratropical provoca forte ventania no Sul e Sudeste do Brasil

Ciclone extratropical provoca forte ventania no Sul e Sudeste do Brasil

13 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Rajadas podem chegar até 150 km/h em municípios de Santa Catarina

    O ciclone extratropical que se formou sobre o Rio Grande do Sul ainda deve provocar fortes rajadas de vento nos estados das regiões Sul e Sudeste durante esta quinta-feira (13). O fenômeno também deve diminuir as temperaturas em algumas cidades, como São Paulo, que deve registrar uma diferença de quase 10ºC em 24 horas.

    Segundo previsão do MetSul, as rajadas de vento serão, em média, de 80 km/h a 90 km/h em Porto Alegre. No extremo Sul, em Itapuã, assim como na Lagoa dos Patos, as rajadas poderão passar de 100 km/h. O mesmo é esperado no Leste de Santa Catarina, enquanto em locais como Bom Jardim da Serra, o vento deve chegar a até 150 km/h.

    A ventania afetará ainda o Leste do Paraná e o Sul de São Paulo, com rajadas de vento quente e seco pela manhã. O vento forte deve chegar ainda ao estado do Rio de Janeiro, sobretudo na costa.

    Em meio ao cenário, devem ser esperados transtornos como quedas de árvores e postes, bem como colapsos de estruturas e destelhamentos. Com vento forte mais abrangente e rajadas intensas em muitos locais por muitas horas seguidas, é provável que o Rio Grande do Sul enfrente problemas na rede elétrica, afetando milhares de consumidores.