Ação do CyberGAECO apreende adolescente por crime de apologia ao nazismo em SC

Ação do CyberGAECO apreende adolescente por crime de apologia ao nazismo em SC

21 de julho de 2023 Off Por Editor



  • Investigação ocorre em quatro estados brasileiros, entre eles Santa Catarina. Ação ocorre em Biguaçu

    O CyberGAECO do Ministério Público de Santa Catarina, o Ministério da Justiça e a Polícia Civil do Estado do Piauí deflagram, nesta sexta-feira (21), a “Operação Pessinus”. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de internação provisória em Biguaçu (SC), Ilha Grande (PI), Lucas do Rio Verde (MT) e Macaé (RJ). A ação integrada tem apoio do Laboratório de Operações Cibernéticas.

    O objetivo da ação é combater crimes de constrangimento ilegal, ameaça, violência psicológica contra a mulher, estupro de vulnerável, apologia de crime ou criminoso, bem como incitação à discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, todos praticados no âmbito da internet.

    O trabalho da equipe de investigação do CyberGAECO identificou a existência de perfis em redes sociais que demonstravam a intenção de cometer atos graves de violência contra pessoas, incluindo estupros e mutilações, massacres em estabelecimentos de ensino e culto e enaltecimento a símbolos ligados ao nazismo.

    De acordo com os investigadores, entre os perfis identificados, um chamou bastante atenção. Tratava-se de uma adolescente que aparentemente tinha a intenção de incendiar uma escola. No entanto, os trabalhos de investigação revelaram que na verdade a jovem estava sendo vítima de extorsão sexual, encontrando-se numa realidade de submissão decorrente disto. Um dos adolescentes investigados no estado do Piauí possuía perfis de culto a símbolos nazistas, incluindo imagens de automutilação.

    Segundo a apuração, além de idolatrar e propagar imagens de assassinos de massacres escolares, praticava por meio desses perfis apologia e incitação a crimes contra a vida, bem como divulgava conteúdos proibidos de tortura, pedofilia, crueldade contra animais e pessoas.

    O adolescente ameaçava sequestrar, estuprar e matar uma das vítimas e realizava diversas violências sexuais por meios virtuais. De acordo com as investigações, ele também exigia que sua ex-namorada realizasse automutilação em frente às câmeras.

    Com base nas informações recebidas pelo CyberGAECO, a Polícia do Piauí instaurou inquérito e representou judicialmente por mandados de busca e apreensão, bem como internação provisória dos adolescentes infratores. As polícias do Rio de Janeiro e Mato Grosso apoiam a ação.