Apagão deixa quase 500 mil unidades sem luz em Santa Catarina

Apagão deixa quase 500 mil unidades sem luz em Santa Catarina

15 de agosto de 2023 Off Por Editor



  • Só na região de Itajaí, 148.938 unidades estão sem luz no momento

    Um apagão afetou 20 estados e o Distrito Federal no Brasil na manhã desta terça-feira (15). Em Santa Catarina, 472 mil unidades chegaram a ficar sem luz às 09h20. A reportagem entrou em contato com a Celesc, que informou por nota que o problema não foi causado na unidade da companhia, mas sim em uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional, que interrompeu a energia.

    Este sistema é nacional e é para proteção, mantendo o equilíbrio entre geração e consumo de energia no território brasileiro. Ainda segundo a Celesc, não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.

    Só na região de Itajaí, 148.938 unidades ficaram sem luz no horário mencionado.

    Na atualização das 09h43 desta matéria, havia 221.969 unidades consumidoras sem luz por causa acidental no estado. Conforme o monitoramento em tempo real da Celesc, as unidades estão voltando à normalidade aos poucos.

    Confira a nota da Celesc na íntegra

    A Celesc informa que por volta das 08h30min uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional provocou a atuação do ERAC interrompendo o fornecimento de energia em Unidades Consumidoras por todo o Estado. O ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga é um sistema nacional especial de proteção específico que atua para manter o equilíbrio entre geração e consumo de energia.

    Destacamos que trata-se de um problema relacionado ao sistema nacional interligado e não está ligado à rede de distribuição da Celesc. O fornecimento de energia está sendo restabelecido e é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN).Ainda não há informações oficiais da causa que levou atuação do ERAC.

    O apagão afetou Santa Catarina, outros 19 estados e o Distrito Federal.