Conselheira tutelar é presa acusada de participar de facção criminosa no oeste

Conselheira tutelar é presa acusada de participar de facção criminosa no oeste

15 de setembro de 2023 Off Por Editor



  • Uma mulher que atuava como Conselheira Tutelar em um município do Oeste de Santa Catarina, foi presa preventivamente, suspeita de integrar uma organização criminosa. A prisão aconteceu na tarde da última quarta-feira (13), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), e faz parte da operação “Sodalitas Finis”.

    O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Xaxim, Oeste de Santa Catarina, e a prisão preventiva dessa suspeita tem como objetivo desarticular as atividades de uma organização criminosa que atua na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.

    Foram cumpridos cerca de 101 mandados de busca e apreensão, que incluem armas, drogas e dinheiro em diversas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Os fatos são investigados pela 2ª Promotoria da Comarca de Xaxim, que apura as atividades de uma organização criminosa.

    A Operação “Sodalitas Finis”, deflagrada pelo GAECO com o objetivo principal de desarticular as atividades de uma das maiores organizações criminosas do estado em Xaxim e região, cumpriu 70 dos 76 mandados de prisão preventiva e 101 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Quatro novos mandados de busca foram conquistados no curso da operação e deferidos pelo Judiciário no mesmo dia.

    No dia da operação, foram apreendidos R$ 612.236 em dinheiro, 3,4 quilos de cocaína, maconha e crack, que foram encaminhados à perícia, além de 3 armas, 107 munições/cartuchos, 98 celulares, mídias eletrônicas e documentos. No curso da investigação, foram apreendidos, ainda, outros 102 quilos de drogas, uma pistola e uma submetralhadora, além da identificação de crimes de roubo, homicídio, sequestro, cárcere e incêndio.

    As cidades onde foram cumpridos mandados de busca e apreensão e mandados de prisão são as seguintes: Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venâncio Aires/RS e Lajeado/RS.

    As ordens judiciais foram cumpridas por um efetivo de 470 integrantes das Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM) de Lages e do Serviço Aeropolicial de Fronteira – SAERFron de Chapecó. A Polícia Científica e a Guarda Municipal de Chapecó também prestaram apoio à operação.

    A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de investigação unindo esforços de diversas unidades de segurança do estado e é uma resposta contra as atividades do crime organizado. A investigação tramita em sigilo e, até o momento, há seis foragidos. Todas as prisões estão mantidas. Em paralelo, a Polícia Científica trabalha na análise das provas apreendidas. São 30 dias para a conclusão dos interrogatórios, para então a 2ª PJ de Xaxim entregar a denúncia ao Judiciário.

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    Com informações MPSC