Começam a chegar os bovinos para a Efapi 2023

Começam a chegar os bovinos para a Efapi 2023

9 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Nesta segunda-feira (9) começaram a chegar os bovinos para a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó (Efapi). Somente no setor leiteiro são 222 animais inscritos nas raças Jersey e Holandês.

    Um dos primeiros a chegar foi o produtor Enedi Zanchet, dono do Sítio Timbaúva, que trouxe dez animais da raça Jersey para a feira. “Eu participo da Efapi desde 1982, como veterinário da Cidasc e na comissão organizadora. Há cerca de dez anos participo como expositor”, disse Zachet, que também é presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos. Ele destacou que o torneio leiteiro começa na quinta-feira. Na última edição da Efapi, em 2017, Zanchet teve a vaca vencedora na Raça Jersey, com produção de 39,5 litros por dia. A Região Oeste tem a maior bacia leiteira de Santa Catarina, responsável por mais de 70% da produção do Estado. É uma das regiões onde a produção mais cresceu no Brasil nas últimas décadas. Graças ao bom manejo, clima e genética de alta performance. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e coordenador do setor agropecuário, Mauro Zandavalli, somente de bovinos serão cerca de 800 animais, tanto para o leilão de gado geral, quanto para a exposição e julgamento das raças, sendo duas leiteiras (Jersey e Holandês), e pelo menos cinco raças de corte (Charolês, Angus, Simental, Limousin e Zebuínos). O número de animais passa de mil com os equinos das provas da Credenciadora do Freio de Ouro, do Cavalo Crioulo; as provas do Quarto de Milha, ovinos, Rodeio Country, Salão de Piscicultura e cães para doação no estande do NAPA.

    A Efapi 2023 iniciou na sexta-feira e vai até domingo (15), no Parque de Exposições Valmor Ernesto Lunardi. Serão 500 expositores e a expectativa é receber cerca de 500 mil pessoas. Na programação terá 25 shows nacionais e 40 apresentações musicais de artistas locais. A feira tem o apoio institucional do Governo de Santa Catarina, via Secretarias de Agricultura e de Fazenda, além do Banco do Brasil. Os patrocinadores Master são a Aurora Coop, Cooperativa Agroindustrial Alfa, Sicoob, Sicredi, MH Net, Caixa Econômica Federal e Via Atacadista. A Cresol é patrocinador Premium e, os Standard, são o BRDE, a Unochapecó e a Unimed. Também apoia o evento a Aura Resort Residence. Informações e ingressos no site www.efapi.com.br. Tem ingresso à venda também no portão 2 da Efapi. Os shows nacionais são:

    09 – Entrada Gratuita – César Menotti e Fabiano.
    10 – Entrada Gratuita – Humberto Gessinger; Nenhum de Nós; Biquini Cavadão.
    11 – Israel e Rofolfo; Jorge e Mateus; DJ KVSH.
    12 – Entrada Gratuita – Lauana Prado; Zeeba; Rick e Renner.
    13 – Kamisa 10, Fernando e Sorocaba e Bruno e Marrone.
    14 – Gustavo Mioto; Ana Castela, DJ Chris no Beat.
    15 – Roupa Nova; Daniel.