“O problema apenas começou, agora vem o auge”, diz especialista sobre chuvas em SC

“O problema apenas começou, agora vem o auge”, diz especialista sobre chuvas em SC

10 de outubro de 2023 Off Por Editor



  • Pode chover entre 50 e 100 mm por dia, o que significa 50 a 100 litros de água caindo em cada metro quadrado

    O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um aviso de perigo para tempestades em Santa Catarina, que pode iniciar na madrugada desta quarta-feira (11). Segundo o instituto, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

    Em áudio divulgado pelo Portal Agora Palhoça, o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho afirma que a situação toda é causada pelo fenômeno El Niño. “O problema apenas começou no fim de semana. Agora está vindo, aparentemente, o auge, principalmente no Vale do Itajaí, na quinta-feira”, afirma o especialista.

    Escute o áudio:

     

    Pode chover entre 50 e 100 mm por dia, o que significa 50 a 100 litros de água caindo em cada metro quadrado. Também há possibilidade de ventos intensos de 60 a 100 km/hora e de queda de granizo.

    Veja os locais do estado com risco de tempestade:

    O meteorologista Piter Scheuer explica que o alerta ocorre devido à passagem de uma frente fria, trazendo chuva, trovoadas do Oeste ao Sul de SC com risco de temporais principalmente no Oeste.

    “Alguma tempestade severa não está descartada. Na quinta chove no estado todo com risco de temporais. Isso só agrava os problemas no Vale do Itajaí, com enchente tanto na região de Rio do Sul, Blumenau, Taió e outros municípios próximos. Os volumes de chuva são mais baixos, mas eles têm impacto”, explica Scheuer.

    Ele ainda afirma que na quinta-feira (12) deve chover em todas as regiões de Santa Catarina e na sexta (13) o tempo começa a melhorar. “