Imagens: tornado derruba árvores e destrói plantações em cidade de SC

Imagens: tornado derruba árvores e destrói plantações em cidade de SC

6 de novembro de 2023 Off Por Editor



  • Fenômeno meteorológico ocorreu no feriadão de Finados

    Um tornado atingiu o município de Cunha Porã, no Oeste de Santa Catarina. A Defesa Civil confirmou nesta segunda (6) que o fenômeno meteorológico ocorreu entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada de sexta (3). Em imagens divulgadas pela instituição, é possível ver quedas de árvores e danos em plantações de Cunha Porã. Inundações e postes caídos causaram desvios em estradas da região.

    Veja as fotos:

    Este slideshow necessita de JavaScript.

    O Oeste do Estado foi castigado por tempestades severas na madrugada de sexta-feira, com rajadas de vento e granizo. Durante o período, um ciclone extratropical se espalhou da divisa com o Rio Grande do Sul, associado a uma frente fria.

    Tempo em novembro em SC

    Após um outubro marcado por temporais em Santa Catarina, a previsão é de que as chuvas se mantenham acima da média em novembro. Historicamente, o mês tem menos chuvas que outubro. Neste ano, porém, o último trimestre terá o pico do fenômeno El Niño no Estado, que pode influenciar no aumento do volume de chuvas. A média mensal de chuvas deve variar entre 130mm a 180mm em novembro. No entanto, a meteorologista da Epagri, Marilene de Lima, frisa que em outubro a previsão era de chuvas de até 250mm no Oeste catarinense, mas acabou passando de 400mm, por conta do El Niño.

    — A tendência é não chover tanto, mas mesmo assim vai ter chuvas com totais mais elevados — diz a profissional. As temperaturas em novembro subirão pouco devido aos dias mais nublados e à chuva frequente. Podem ainda ocorrer episódios de frio, com temperatura próxima de 0°C e formação de geada nas áreas altas do Planalto Sul.

    Com informações NSC Total