“Hoje começa o fim da decadência da Argentina”, diz Milei em primeiro discurso após eleito

“Hoje começa o fim da decadência da Argentina”, diz Milei em primeiro discurso após eleito

20 de novembro de 2023 Off Por Editor



  • Milei começou seu discurso dizendo ser uma noite histórica para a Argentina e agradeceu a todos que vieram e que tornaram sua eleição possível

    O presidente eleito Javier Milei, 52, que venceu as eleições presidenciais argentinas neste domingo (19), discursou pela primeira vez para seus apoiadores. A posse oficial ocorrerá no dia 10 de dezembro. Em frente a bunker de campanha de onde acompanhou a apuração, Milei, que representa a extrema-direita argentina e que se autodeclarou “anarcocapitalista”, ao ouvir o público gritar “liberdade” no início de sua fala, declarou, “acredito que sim”. Milei começou seu discurso dizendo ser uma noite histórica para a Argentina e agradeceu a todos que vieram e que tornaram sua eleição possível. Exaltou a participação da irmã Karina e também agradeceu o ex-presidente argentino Mauricio Macri e a terceira colocada nas eleições, Patricia Bullrich, por apoiar sua campanha no segundo turno.

    “Hoje começa o fim da decadência da Argentina”, afirmou

    “A Argentina tem futuro, esse futuro existe. Esse futuro é liberal”, e acrescentou ser “o que a Irlanda fez há não muito tempo”. “Se abraçarmos estas ideias, não só seremos capazes de resolver os problemas de hoje, mas em 35 anos seremos novamente uma potência mundial”, disse Milei.

    O presidente eleito manteve o discurso da antipolítica usado pela extrema-direita e afirmou que “Sabemos que tem gente que vai resistir, tem gente que quer manter esse sistema de privilégios para alguns e isso empobrece a maioria dos argentinos. A todos quero dizer que está tudo dentro da lei, nada está fora da lei” e disse que será implacável com aqueles que, segundo ele, “querem usar a força para defender os seus privilégios”. Milei pediu que o atual governo seja responsável e que entenda que “chegou uma nova Argentina e que aja em conformidade. Que assuma a sua responsabilidade até ao final do mandato do dia 10 do 12. Assim, uma vez terminado o mandato, podemos transformar esta realidade tão trágica para milhões de argentinos”. Ao fim do discurso, Javier Milei gritou várias vezes para a plateia, “Viva a Liberdade c……” encerrando com um palavrão.

    Com informações SCC10