Esforço redobrado: Stimpc começa negociação para reajustar salário dos trabalhadores

Esforço redobrado: Stimpc começa negociação para reajustar salário dos trabalhadores

13 de março de 2017 Off Por José Carlos Linhares



  • Sindicato terá trabalho em dobro neste ano por que precisa renegociar a integralidade da convenção coletiva

    Chapecó/SC (13.3.2017) – Neste ano vencem todas as cláusulas de regulamentam direitos e deveres dos trabalhadores das indústrias do material plástico de Chapecó. Isso significa que a integralidade do documento precisará ser renovada e a liderança da categoria não admite perder nenhum direito. A proposta de reajuste salarial com renovação dos benefícios sociais foi aprovada por unanimidade neste domingo (12) em assembleia dos profissionais da área.

    O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Material Plástico de Chapecó e Região – Stimpc propôs pedir aumento equivalente a 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Além disso, quer mais 4% de ganho real a ser incorporado aos salários da categoria representada, no mês de abril e a serem pagos até o quinto dia útil de maio. Para o piso, o salário mínimo profissional, o valor estipulado é de R$ 1.250,00. O presidente Vilson Silveira disse aos trabalhadores que o sindicato intenciona fechar a negociação garantindo a manutenção de todas as clausulas sociais. “Não vamos recuar em nossa pretensão de buscar a permanência de todas as vantagens”, assegura.

    A proposta para renovar a Convenção Coletiva de Trabalho – CCT já esta chegando às mãos da representação patronal. O Stimpc espera pela contra proposta para dar início imediato às rodadas de entendimento. O sindicato tem na pauta o aumento salarial, vale alimentação, manutenção das clausulas sociais e todos os direitos. A assembleia também se posicionou contra as reformas previdenciária e trabalhista, da forma como estão sendo encaminhadas.

    Inflação mentirosa – Silveira admite que o percentual inflacionário será baixo por que os índices oficiais “são maquiados”. Para ele a inflação verdadeira “é aquela que vemos no dia a dia com os constantes aumentos no custo de vida”. Entende que o índice mensal divulgado “é mentiroso” e causa prejuízos aos salários que perdem seu poder de compra. Tem consciência, ainda, que as dificuldades serão extremas, mas espera equilíbrio dos empregadores. O líder dos profissionais da indústria do material plástico pensa que os patrões devam levar em consideração que os trabalhadores “sempre são os grandes perdedores” por que os salários vêm sendo corroídos desde maio do ano passado.

    O dirigente sindical pondera que manterá prudência “desde que não exista radicalidade do empresariado”. Argumenta que o sindicato, entendendo a conturbada situação econômica nacional, não está propondo nenhum exagero por isso crê em boa negociação e rápido consenso. Diante desta visão propositiva não acredita que surjam empecilhos maiores entre as partes durante o processo negocial.

    – Foto: Os trabalhadores do material plástico aprovaram a proposta manifestando total descontentamento com as reformas em curso no país.

    Assessoria de Imprensa Stimpc