Cervo exótico da Índia é flagrado em SC e encanta moradora: “Fiquei emocionada”

Cervo exótico da Índia é flagrado em SC e encanta moradora: “Fiquei emocionada”

7 de dezembro de 2023 Off Por Editor



  • Animal teve de correr de cachorros na manhã desta quinta-feira (7)

    Um cervo exótico foi flagrado correndo de cachorros em uma região de Ibirama, no Alto Vale, na manhã desta quinta-feira (7). A moradora que presenciou a cena gravou um vídeo (assista abaixo) e, emocionada, ficou surpresa com a aparição: “Era a coisa mais linda”, diz durante a filmagem. Maria Gonçalves, de 60 anos, estava em casa, no bairro Areado, tomando um café logo depois das 9h quando escutou os cachorros latirem incansavelmente. Ao sair do imóvel para averiguar o que estava acontecendo, veio a surpresa: um grande cervo, com pintas e chifres, corria dos cães em meio às águas de uma cachoeira.

    — Eu fiz um escândalo, fiquei emocionada, é muito lindo — conta a moradora.

    Maria ficou tão impressionada que nem lembrou de pegar o celular. Foi o neto de 19 anos que sugeriu que a avó fizesse o registro. Ela mora no local, ao lado de uma extensa área de mata e de uma cachoeira, há 15 anos. Desde então, diz já ter visto bugio, tatu, capivara e outros animais silvestres, mas nunca algo parecido com o cervo.

    Espécie indiana

    O biólogo Francisco Carneiro confirmou se tratar do cervo indiano, da espécie Axis axis. É a mesma flagrada em uma rua em Jaraguá do Sul no ano passado. Porém, apesar de bonitos, o “visitantes” são considerados invasores e podem gerar impactos negativos na fauna. A hipótese de especialistas é de que a espécie exótica tenha sido introduzida no Brasil em fazendas de caça, para que caçadores pagassem para matar o animal. O primeiro registro oficial dele no Estado foi feito em 2019 em São José do Cedros, no Oeste catarinense. O animal é herbívoro. Segundo o Instituto do Meio Ambiente (IMA), ter ou criar o cervo da espécie Axis em Santa Catarina configura crime ambiental.

    Assista ao vídeo

    O que fazer ao ver um cervo

    Ao encontrar um cervo ou animal silvestre, a orientação é entrar em contato com os bombeiros (193) ou com a Polícia Ambiental (190).