Massa de ar quente atinge Santa Catarina e leva temperaturas às alturas; confira a previsão

Massa de ar quente atinge Santa Catarina e leva temperaturas às alturas; confira a previsão

14 de dezembro de 2023 Off Por Editor



  • As temperaturas máximas devem se aproximar dos 40°C

    Uma massa de ar quente ganha força sobre grande parte do Brasil fazendo com que as temperaturas voltem a subir ao longo dos próximos dias em Santa Catarina. Aqui no Estado, as temperaturas mais altas devem ser registradas entre a próxima sexta-feira, 15, e o final de semana, nos dias 16 e 17. Em áreas do Litoral Sul e do Extremo Oeste, as máximas devem se aproximar dos 40°C.

    Tempo a partir de quinta-feira (14)

    Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, a partir de quinta-feira (14), as temperaturas começam a subir, com sensação de abafamento inclusive na madrugada, com marcas entre 14°C e 17°C entre os planaltos e o Meio Oeste e entre 19°C e 24°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul. À tarde, as temperaturas máximas ficam entre 34°C e 36°C no Litoral Sul e Extremo Oeste e na casa dos 30°C nas demais regiões.

    Entre os dias 14 e 18 de dezembro, as temperaturas devem ficar entre 2,5°C e 5°C acima da média em Santa Catarina, com os maiores desvios ocorrendo nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Entre sexta-feira, 15, e o domingo, 17, o fluxo de ar quente do norte do país se intensifica sobre o estado. Neste período, as temperaturas máximas variam de 35°C a 39°C em áreas do Extremo Oeste e Litoral Sul e de 28°C a 34°C nas demais regiões.

    Além disso, entre quinta (14), e domingo (17), a combinação de calor e umidade favorecem, a partir do período da tarde, a formação de pancadas de chuva e temporais isolados pelo estado, típicos de verão.

    A partir de segunda-feira (18), e principalmente da terça-feira (19), da próxima semana, a aproximação e passagem de uma frente fria favorece a ocorrência de pancadas de chuva e temporais de forma mais abrangente pelo estado. Além disso, a passagem desse sistema também deve interromper a sequência de dias mais quentes, com a redução das temperaturas em todas as regiões.