Vaticano autoriza que padres abençoem casais do mesmo sexo

Vaticano autoriza que padres abençoem casais do mesmo sexo

18 de dezembro de 2023 Off Por Editor



  • Em medida histórica, Vaticano autoriza que padres católicos abençoem casais do mesmo sexo, mas não permite a celebração do casamento

    O Vaticano informou, nesta segunda-feira (18/12), que vai permitir que padres concedam bênçãos a casais do mesmo sexo. A decisão está em documento assinado pelo papa Francisco. A medida histórica autoriza que padres católicos deem bênçãos a casais da comunidade LGBTQIA+. A decisão ainda permite a recusa do ritual por parte dos sacerdotes. Além disso, é proibido impedir “a entrada (em igrejas) de pessoas em qualquer situação em que possam procurar a ajuda de Deus através de uma simples bênção”.

    “Contemplamos a possibilidade de acolher também aqueles que não vivem de acordo com as normas da doutrina moral cristã, mas pedem humildemente para serem abençoados”, diz trecho do texto.“

    Vale ressaltar que tal bênção é diferente de uma cerimônia de casamento. Apenas há a possibilidade “de abençoar casais em situação irregular e casais do mesmo sexo, sem validar oficialmente seu status ou modificar de qualquer forma o ensino perene da Igreja sobre o casamento”.

    Mais uma abertura no Vaticano

    O papa Francisco é conhecido por dar declarações em favor da comunidade LGBTQIA+. O pontífice chegou a dizer que condenar homossexuais é “um pecado”. Ele também criticou as leis que criminalizam a homossexualidade e as classificou como “injustas”, mas ainda as definiu como pecado. Essa medida é um desdobramento da sugestão enviada pelo papa a cardeais conservadores, em outubro. Francisco sugeriu, pela primeira vez, que casais do mesmo sexo poderiam receber a bênção de padres católicos “caso a caso”.

    Com informações Metrópoles