Celular Seguro: veja como utilizar aplicativo que bloqueia aparelho roubado

Celular Seguro: veja como utilizar aplicativo que bloqueia aparelho roubado

19 de dezembro de 2023 Off Por Editor



  • A iniciativa tem como objetivo frustrar as operações de ladrões e diminuir o número de crimes no país

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública lança, nesta terça-feira (19), o aplicativo Celular Seguro. A ferramenta, que estará disponível para download nas lojas digitais ainda hoje, será responsável por facilitar o bloqueio do aparelho em caso de roubo ou furto, impedindo que o ladrão tenha acesso à linha telefônica ou a aplicativos bancários.

    Segundo a Pasta, a iniciativa tem como objetivo frustrar as operações de ladrões e diminuir o número de crimes no país. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública mostram que, em 2022, foram registrados 508,3 mil roubos e 490,8 mil furtos de celulares. Em comparação com 2021, houve um aumento de 16,6% nos crimes.

    Além do aplicativo, a ferramenta estará disponível na internet, onde o registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no gov.br. Toda a iniciativa será realizada em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de instituições financeiras e entidades privadas.

    “Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, explicou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli. “Nas próximas semanas, passaremos a bloquear também as linhas/SMS e outros apps”, acrescentou.

    Veja o passo a passo de como o aplicativo Celular Seguro irá funcionar:

    – O aplicativo Celular Seguro estará disponível para downloads para smartphones Android e também para Iphones (iOS);

    – Após baixar a ferramenta, a partir do cadastro no gov.br, deverão ser inseridos os dados do celular que será protegido e de uma pessoa de confiança que poderá criar ocorrências em nome do usuário;

    – Em caso de roubo ou furto, bastará acionar o sistema por um computador ou no celular da pessoa de confiança. A ação enviará para a operadora e para os bancos pedindo que o aparelho seja bloqueado. Não se sabe, ainda, quanto tempo as empresas levarão para inativar a linha e os aplicativos.

    Outras medidas de segurança:

    – O novo app Celular Seguro não bloqueia o aparelho, como é possível fazer usando programas de fabricantes, como Apple e Samsung. Portanto, vale manter essa medida;

    – Como o bloqueio pode não ser imediato, vale manter os apps mais sensíveis dentro de pastas de segurança, protegidas por senha;

    – É esperado que os bandidos usem o novo aplicativo para novos golpes, como dizer que o aparelho foi bloqueado e pedir a senha para reativação. Vale redobrar a atenção com comunicações suspeitas.