Defesa Civil emite nota sobre a previsão climática para Fevereiro, Março e Abril de 2024

Defesa Civil emite nota sobre a previsão climática para Fevereiro, Março e Abril de 2024

29 de janeiro de 2024 Off Por Editor



  • Assim como o mês de janeiro, fevereiro costuma ser bastante chuvoso entre os planaltos e o litoral de Santa Catarina, devido à frequente atuação da circulação marítima. Nestas áreas são esperados em torno de 200 a 250 mm de precipitação ao longo do mês. Já entre o Extremo Oeste e os planaltos a chuva tende a ser mais irregular, provocada principalmente pela disponibilidade de calor e umidade, com acumulados entre 150 e 200 mm. No mês de março, quando se inicia o outono, a precipitação diminui em todo o estado, com acumulados de 150 a 200 mm no litoral e Oeste catarinense e entre 125 e 150 mm no restante do estado. Em abril a chuva diminui ainda mais, com valore de até 150 mm na maioria das regiões.

    PREVISÃO

    No próximo trimestre, o fenômeno El Niño continua ativo, mas perde força gradualmente até a neutralidade, quando não exercerá mais influência nos regimes de chuva e temperatura. Com o fenômeno perdendo força, a previsão indica que nos meses de Fevereiro, Março e Abril as chuvas devam ficar próximas da média, mas as temperaturas continuam mais elevadas em comparação à média do período.

    Em fevereiro a tendência é que as chuvas fiquem próximas do esperado nas áreas litorâneas, mas isso não significa que não teremos eventos de chuvas volumosas, já que nesse mês costuma chover bastante no litoral. No Grande Oeste, onde ainda devem ocorrer eventos que tragam temporais com chuva intensa, as precipitações devem ficar levemente acima da média. Neste mês as temperaturas ainda são altas e espera-se que fiquem acima da média.

    Em março e abril, quando inicia o outono, a precipitação reduz. Nesse período os temporais de verão diminuem e sistemas meteorológicos, como frentes frias, atuam com maior frequência, deixando as chuvas mais regulares. Em ambos os meses são esperados volumes de chuva dentro da média no estado. Nesse período as temperaturas passam a ser amenas pela manhã, mas continuam elevadas à tarde, ainda resultando em valores acima da média.

    RECOMENDAÇÕES

    Em caso de temporais, busque local abrigado, longe de árvores, placas e de outros objetos que possam ser arremessados. Na praia, jamais fique na água.

    Em alagamentos e enxurradas, evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados. Evite transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.

    Fique atento a rachadura em paredes e encontas, inclinação de postes, árvores e muros e água vertendo do solo para identificar riscos de deslizamento.

    Para os dias mais quentes, a Defesa Civil recomenda manter os ambientes com temperaturas agradáveis, especialmente naqueles com pessoas idosas e enfermos, minimizar exposições diretas ao sol e exercícios físicos nos horários de pico de calor e hidratar-se regularmente.