Santa Catarina tem semana com pancadas de verão e áreas de tempo seco; veja previsão

Santa Catarina tem semana com pancadas de verão e áreas de tempo seco; veja previsão

28 de fevereiro de 2024 Off Por Editor



  • Confira como fica o tempo em Santa Catarina

    O tempo em Santa Catarina segue com pancadas de verão irregulares e mal distribuídas ao longo da semana, de acordo com o meteorologista Piter Scheuer.

    As temperaturas permanecem acima dos 30°C em todo o estado, com o vento predominante de quadrante sudeste a nordeste.

    Segundo a Defesa Civil, partir da tarde desta quarta-feira (28), a influência de uma área alongada de baixa pressão atmosférica, o fluxo de ar quente e úmido do norte do país direcionado para Santa Catarina, além de instabilidades atmosféricas. Essas instabilidades atmosféricas favorecem o retorno da instabilidade na forma de temporais isolados pelo estado, principalmente em áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. A partir da noite e principalmente durante a madrugada de quinta-feira (29) a instabilidade volta a ganhar força em áreas do Grande Oeste, a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e Argentina.

    Pancadas de chuva ao longo de quinta (29)

    Segundo a Defesa Civil, o longo da quinta-feira (29), a condição para chuva intensa e temporais volta a aumentar no restante do estado, incluindo áreas de todo o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. O órgão prevê que há condições favoráveis para o desenvolvimento de temporais com chuva pontualmente intensa, aumentando a chance de alagamentos e enxurradas, além de raios, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Desta forma, há risco para destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Sendo assim, o risco é alto para estas ocorrências nas áreas em laranja, sobretudo em áreas do Grande Oeste. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado.

    Extremos: Santa Catarina tem áreas com temporais isolados e com tempo seco
    As pancadas de verão são típicas da estação e tendem a acontecer preferencialmente à tarde e à noite. Elas são irregulares e mal distribuídas, o que significa que podem não atingir todas as cidades. Em algumas áreas, pode haver até três dias com tempo seco, enquanto em outras pode chover todos os dias.

    Chuvisco e garoa no litoral

    Conforme o meteorologista, há a possibilidade de chuvisco e garoa no litoral do Paraná, litoral de Santa Catarina e Vale do Itajaí, especialmente nas madrugadas e inícios das manhãs. A sexta-feira e o fim de semana são os dias com maior probabilidade de ocorrência.

    Temperatura em Santa Catarina

    A temperatura se mantém elevada em todo o estado, com máximas acima dos 30°C. O calor, associado à alta umidade, contribui para a formação das pancadas de verão.

    Início da próxima semana

    A partir da próxima semana, a condição de chuva aumenta um pouco mais, com probabilidade de formação de temporais.

    No sul do estado, a chuva é bem isolada no início da manhã, com maior parte do dia ensolarado e com poucas nuvens.

    Recomendações para a população

    A Defesa Civil recomenta que se evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas. Evite atividades ao ar livre durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros. Fique atento aos avisos e alertas emitidos pela Defesa Civil.