Saúde na Escola: Reativação de Horta Comunitária no São Pedro

Saúde na Escola: Reativação de Horta Comunitária no São Pedro

28 de março de 2017 Off Por Chapecó



  • Uma parceria entre acadêmicos e professores dos cursos de Medicina e Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, através do projeto PET-Saúde GRADUASUS, profissionais de saúde da Secretaria Saúde de Chapecó e do Centro de Saúde da Família São Pedro junto aos professores e alunos da Escola Básica Municipal Victor Meirelles, resultou na reativação de uma horta comunitária no pátio da escola.

    A horta

     A horta foi reativada na Escola Victor Meirelles. O primeiro passo foi limpar o terreno e preparar a terra. Depois plantar as mudas de alface, beterraba e mostarda. Em cerca de 30 dias todos os produtos devem estar prontos para o consumo. Os produtos serão doados à comunidade para consumo, porém antes, as aulas práticas serão realizadas com os alunos.

    Para fazer a horta de maneira correta, visando uma boa produção e livre de agrotóxicos, a aluna Chaiani Rozzo e a professora Vanessa Neumann da UFFS, realizaram previamente a coleta de amostras do solo e água da escola que foram levadas para devida análise. As mudas dos alimentos foram cultivadas e doadas pelo curso de Agronomia. O terreno precisava ser limpo para receber as mudas então houve um movimento dos voluntários do projeto. O plantio da horta foi realizado com assessoria do curso de agronomia e com os alunos Lara e Samuel.

    As atividades de educação alimentar serão desenvolvidas a partir do plantio das mudas. Um cronograma de atividades será realizado durante o semestre. Haverá envolvimento de mais voluntários do PET, nutricionistas e educadores físicos para a promoção de novos hábitos entre esses alunos, além da colheita da horta e de como usar tais alimentos para montar um prato saudável e saboroso. Além disso, os alunos da escola terão aula de educação financeira, e receberão dicas de alimentação saudável e controle do peso e prevenção da obesidade, realizada pelos acadêmicos de medicina.

    Programa PET-Saúde/GRADUASUS

     O Programa PET-Saúde/GRADUASUS visa melhorar a integração entre a saúde a comunidade, o ensino em saúde e o SUS. Tem como objetivo a integração entre a rede municipal de saúde com os cursos de graduação, visando à reorientação da formação profissional voltada para a realidade do Sistema Único de Saúde(SUS), almejando que os futuros profissionais conheçam a estrutura e estejam preparados para futuramente atuar na rede. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde voltado ao fortalecimento das ações de integração ensino – serviço – comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa, extensão universitária e a participação social.