Entenda a bactéria ‘comedora de ânus’ que mata 30% das pessoas e está se espalhando

Entenda a bactéria ‘comedora de ânus’ que mata 30% das pessoas e está se espalhando

28 de março de 2024 Off Por Editor



  • Bactéria ‘comedora de ânus’ mata aproximadamente 30% dos afetados e ainda não tem uma explicação

    O Japão registrou mais de 378 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), nos primeiros dois meses de 2024, conforme informações do Daily Star. A bactéria está sendo chamada popularmente de “bactéria comedora de ânus”, mas na verdade, é uma bactéria. Por ser uma doença com grande letalidade, é chamada também de “carnívora”. A bactéria mata cerca de 30% das pessoas infectadas segundo as agência de saúde do Japão A doença está se espalhando rapidamente pelo país. Segundo o Daily Star, foram detectados em 2023 cerca de 941 casos de síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS). Conforme os especialistas, a bactéria é causada por uma forma mais grave da bactéria que causa o estreptococo. Apesar de ser conhecida popularmente como bactéria ‘comedora de ânus’, a doença não tem relação somente com a região. A Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) não é capaz de “comer” o ânus. A doença viral apenas se prolifera por orifícios como o ânus, boca, narinas e genitais.

    Bactéria ‘comedora de ânus’ preocupa autoridades

    Conforme os especialistas, o que preocupa no bactéria ‘comedora de ânus’ é que não se sabe o que está causando o aumento da doença. Conforme o Daily Star, o porta-voz do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) há muitos fatores desconhecidos em relação às formas de estreptococo com início grave e repentino.

    Strep A causa é a bactéria ‘comedora de ânus’

    Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, informou que a bactéria Strep A é uma bactéria que pode crescer na garganta, na pele, no ânus e nos órgãos genitais e pode causar uma série de doenças que afetam a pele e os tecidos moles. A agência explica que o nome científico da doença é Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) e bactéria ‘comedora de ânus’ é apenas um nome popular.

    “Condições repetidas de Strep A, que afetam cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo, podem levar a problemas autoimunes relacionados ao coração. Por ano, casos graves de Strep A ceifam cerca de meio milhão de vidas e a doença é detectada através do contato próximo com pessoas infectadas”.

    Conforme a agência, não está claro por que os números do STSS estão aumentando no Japão.