Conheça o espaço do futuro Parque de Medellín

Conheça o espaço do futuro Parque de Medellín

4 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Um espaço para contemplar a vida. Assim é descrito o espaço onde será futuramente o Parque de Medellín. Participaram da visita, que marcou o lançamento do projeto, o prefeito de Chapecó Luciano Buligon, o Alcalde de Medellín Federico Gutiérrez Zuluaga, o doador do terreno Severino Tozzo, entre outras autoridades municipais, estaduais e comunidade. Durante a visita, além de música com a Orquestra Sinfônica de Chapecó, teve a entrega de presentes para o Alcalde Federico, pelos alunos do CAPP – Centro de Atenção Psicossocial de Chapecó.

    O prefeito de Chapecó Luciano Buligon disse que o espaço do Parque de Medellín será um local para contemplar a vida, homenageando sempre aqueles que nos deixaram naquele trágico acidente. Buligon destacou que o primeiro gesto de carinho e solidariedade foi realizado pelo Atlético Nacional, pois deu à Chapecoense muito mais do um título para um time de futebol, esse ato fez com que os chapecoenses acreditassem e continuassem sonhando. “Foi um impulso para recomeçar e nada do que fizermos aqui será suficiente para agradecer aos povo colombiano tudo o que fizeram por nós”, enfatizou. O prefeito disse ainda que a previsão é entregar o parque até o final deste ano. Ele destacou que gostaria da presença do Alcalde de Medellín Federico Gutiérrez Zuluaga para a inauguração do Parque. “A integração entre Medellín e Chapecó é de muito respeito, fraternidade e solidariedade”, comentou.

    O Alcalde de Medellín Federico Gutiérrez Zuluaga destacou que ter um parque em Chapecó com o nome de Medellín é muito mais do que um símbolo, para ele, é uma oportunidade de estar sempre perto dos irmãos chapecoenses. Ele destaca que esses dias em Chapecó estão sendo de uma mistura de sentimentos. Depois da tragédia que nos uniu, precisamos agora curar as feridas que ficaram. “O povo da Colômbia fez tudo o que fez de bom coração, não esperava nada em troca, foi tudo um grande gesto de solidariedade e carinho”. Estar em Chapecó, segundo ele, é motivo de felicidade. Além de conhecer o povo chapecoense, também é uma oportunidade para troca e intercâmbio de conhecimentos, o que certamente, segundo ele, irá unir ainda mais as duas cidades. “Agora seremos irmãos para sempre”, enfatizou.

    O Parque de Medellín

    O parque terá área do parque tem 109.418,84 m2 e contará com mirante, tablados cercados com bancos, floreiras, pista de skate e patinação, portal, guarita de banheiros, caixas de areia com tablados e brinquedos, fontes, espelho de água, canteiros floridos, área para escultura e bandeiras, palco coberto, rua de lazer, bancos.

    O hexágono, elemento marcante na forma do orquidário do Jardim Botânico de Medellín, foi tomado como referência e partido para a elaboração do projeto do parque. Foram utilizados como elementos para a construção, tablados, espaços de palco coberto, floreiras. A forma, além de remeter a um espaço emblemático da Cidade de Medellín, tráz, a principio, a união dos contrários. Com lados e arestas pares equidistantes do seu centro, em um equilíbrio perfeito, refletindo a irmandade que se construiu entre as duas cidades: Chapecó e Medellín.