Imagens: árvores serão cortadas por motivo de segurança em Chapecó

Imagens: árvores serão cortadas por motivo de segurança em Chapecó

24 de abril de 2024 Off Por Editor



  • Algumas árvores de Guapuruvus na Rua Guaporé e outras árvores no Ecoparque serão retiradas por motivo de segurança em Chapecó

    Na Rua Guaporé, serão retirados três exemplares de Schizolobium parahyba (Guapuruvu) localizados entre as ruas Fernando Machado e Porto Alegre. A retirada será entre os meses de maio e junho devido ao risco de queda e os danos potenciais à segurança de pessoas e bens.

    Na avaliação, realizada por um engenheiro agrônomo, constatou-se que as árvores apresentam:

    * Bifurcações tipo V com axilas profundas, acúmulo de água, apodrecimento da casca e risco de descolamento da estrutura de união dos galhos.
    * Perda significativa de resistência da madeira do tronco por possível descolamento entre as bifurcações.
    * Rachaduras estruturais em galhos.

    A supressão das árvores será realizada por equipe especializada, com equipe qualificada e equipamentos adequados para garantir a segurança da operação. Para minimizar o impacto ambiental da supressão, será realizado o replantio de mudas de espécies arbóreas adequadas ao local, considerando o porte, copa e raízes.

    Ecoparque

    O Ecoparque passa por um processo de adaptação, com a formação de um lago que altera a umidade do solo em algumas áreas. Infelizmente, essa mudança ambiental impactou algumas árvores, que acabaram secando. A maior parte são exemplares de pequeno porte. Para garantir a saúde do ecossistema e a segurança dos visitantes, a remoção dessas árvores secas se torna necessária. Essa medida é importante para evitar riscos à comunidade. Ao total serão removidas 34 árvores, entre os dias 29 de abril e 03 de maio. A remoção será realizada por profissionais especializados, seguindo todas as normas de segurança e minimizando o impacto ambiental. Para compensar a perda das árvores secas, novas mudas já foram plantadas em outras áreas do Ecoparque. As espécies escolhidas foram selecionadas de acordo com as características do solo e do clima local, garantindo sua adaptabilidade e contribuindo para a biodiversidade do espaço.