Administração Municipal realiza recadastramento dos cartões do SUS

Administração Municipal realiza recadastramento dos cartões do SUS

13 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessário o cadastro para emissão do cartão aos usuários e a construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde. Para que esse sistema tenha eficácia, a atualização dos dados deve ser constante.

     Chapecó tem hoje 438 mil cadastros do Sistema Único de Saúde. Destes, 144 mil foram atualizados. A diferença, cerca de 294 mil, precisa ser atualizada. Todos os chapecoenses precisam fazer essa atualização, mesmo quem não usa o sistema público de saúde. O cartão será necessário também no sistema privado e além disso, diversas ações vinculadas aos serviços públicos, como ações de vigilância, recolhimento de lixo, fiscalização de produtos nos mercados e comércios em geral, vacinação na rede pública, consultas, cirurgias e exames dentro e fora do município são contabilizadas através do número de cadastros do município. Por isso, há dois anos, os Agentes Comunitários de Saúde estão realizando visitas domiciliares para realizar ou atualizar os cadastros. Quem não realizar o cadastro ou a atualização dele até o dia 28 de abril terá o número inativado, podendo ficar sem atendimentos nos serviços de saúde.

     O pedido da Secretaria de Saúde é que os chapecoenses recebam os Agentes Comunitários de Saúde e façam a atualização. Quem trabalha durante o dia e não está em casa nos horários de visita dos agentes, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de casa para atualização. As equipes da Secretaria também estão atendendo em horários alternativos para tentar encontrar em casa o maior número de pessoas. Um pedido especial também para os síndicos, moradores de prédios e condomínios, para que recebam as equipes de saúde e realizem a atualização cadastral.

     Os documentos necessários para fazer o cadastro ou atualizá-lo são os pessoais e comprovante de residência. Para verificar as informações repassadas pelos usuários, todas as pessoas e residências receberão a visita dos Agentes Comunitários de Saúde.