Dengue: Força-tarefa contra o Aedes aegypti visitou 1.400 residências no sábado

Dengue: Força-tarefa contra o Aedes aegypti visitou 1.400 residências no sábado

31 de janeiro de 2016 Off Por Chapecó



  • Uma verdadeira operação de guerra foi realizada em Chapecó no último sábado (30), tendo como objetivo sensibilizar a população eliminar de possíveis habitat de larvas de mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do Zika vírus e da febre Chikungunya. Uma força-tarefa integrada por 90 agentes de endemias visitou 1.400 residências, três casos suspeitos foram investigados e isolados a partir da aplicação de produtos químicos, além de 10 denúncias da comunidade atendidas. Também foram visitados estabelecimentos comerciais e feita a cobertura de caixas de água.

    A Secretária de Saúde, Caroline Constanci Bettanin, explica que esta operação em seu primeiro momento visava atender aquela parcela das residências do município que os agentes de combate endemias não conseguem acessar durante a semana, devido aos compromissos profissionais de seus proprietários. “Com a sensibilidade da população, aliada ao comprometimento e dedicação de nossos profissionais conseguiremos afastar estes mosquitos de nosso município e salvaguardar nossa maior riqueza que é a saúde dos chapecoenses” destaca.

    As equipes desenvolveram ações simultâneas nos seguintes bairros;

    •    Parque das Palmeiras;
    •    Jardim América;
    •    Quedas do Palmital;
    •    Palmital;
    •    São Cristovão;
    •    Passo dos Fortes;
    •    Presidente Médici;

    O coordenador da Vigilância Ambiental, Junir Antônio Lutinski, avalia que estes resultados demonstram o comprometimento da população, pois a proliferação das larvas do mosquito é um problema social e não apenas da municipalidade.  Dentro da estratégia de prevenção a Dengue, Chikungunya, e Zica, as equipes de saúde da Secretaria têm orientado as gestantes quanto ao uso correto do repelente.  

    Fiscalização e atendimento as denúncias

    A partir do momento em que os agentes de combates a endemias tomam conhecimento de uma área de risco (presença de água acumulada e de recipientes que possam acumular água), é desencadeado todo um trabalho para eliminação deste cenário.

    Passo a passo…

    •    Diálogo e orientação com o proprietário e a comunidade na tentativa de sanar o problema.
    •    Caso não seja possível, é redigido um comunicado para a Vigilância Ambiental ([email protected]) ou ligação para 3319-1407.
    •    Uma equipe da vigilância fará uma visita e inspeção no local.
    •    Em caso de mato alto e depósito de lixo pode entrar em contato direto com o setor de Fiscalização de Obras e Posturas.
    •    As multas podem variar de 1.000 a 20.000 UFRM (R$ 3.300 a R$ 60.000).

        Tecnologia no combate a dengue

    A guerra ao mosquito e seus possíveis habitat ganhou um poderoso aliado no mês de maio com a utilização de um drone, objeto voador não tripulado, que pode sobrevoar áreas e imóveis que os agentes não têm acesso e colher informações sobre possíveis criadouros. Caroline avalia que o advento desta tecnologia assegurou maior eficiência e rapidez na identificação e eliminação de criadouros do Aedes.

    Orientação à população:

    – Não jogue lixo no quintal, terrenos baldios e vias públicas. Este material exposto à chuva é o maior criadouro do mosquito Aedes em Chapecó;

    – Mantenha cisternas, tambores e latas com água bem fechados. Os recipientes com água da chuva representam o segundo maior tipo de criadores de mosquitos na cidade de Chapecó;

    – Não deixe piscinas plásticas ou de lona com água por mais de três dias, além de esfregar as bordas para afastar o risco da permanência de ovos do mosquito. Estas piscinas representam a terceira maior causa de criação de mosquito na cidade.

    – Uso diário do repelente e colocação de telas em janelas.

    Balanço

    – 2014 – 3 casos importado
    – 2015 – 34 casos autóctones + 13 importados
    – 2016 – 0 casos autóctones + 1 importados

    Drone

    Utilização de Drone, objeto voador não tripulado, para sobrevoar áreas e imóveis onde os Agentes não têm acesso e colher informações sobre possíveis criadouros.

    Prefeitura de Chapecó