V SEMPAT debate a prevenção aos trabalhadores

V SEMPAT debate a prevenção aos trabalhadores

24 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • Iniciou nesta segunda-feira (24) a programação da V Sempat – Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador de Chapecó. A quinta edição do evento começou com o Encontro Estadual e Interdisciplinar de Prevenção ao uso do Amianto em Santa Catarina. O evento realizado no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina, abordou o banimento do amianto no Estado. De acordo com a Procuradora do Trabalho, Márcia Cristina Aliaga, em janeiro deste ano Santa Catarina aderiu a Lei que proíbe o uso do amianto. Como a aplicação da lei ainda é recente há necessidade de ampliar o debate. “O Estado ainda precisa melhorar e aprimorar suas estratégias de fiscalização. Hoje ele é o oitavo no país a aderir essa prática. Como este trabalho não pode ser feito pelo Ministério do Trabalho, cabe à Vigilância Sanitária aplicar a lei. Mas ainda é preciso aprimorar o trabalho e começar a executar esta lei de forma mais efetiva”, reforça a Procuradora.

    A programação contou ainda com palestra que tratou sobre o tema “O que é amianto e por que nos preocupamos com seu uso”, com a palestrante Fernanda Giannasi, Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho. “Estima-se que mais de 3 mil produtos disponíveis no mercado contêm amianto na sua composição. A utilização com maior concentração ainda se dá na construção civil e na comercialização de autopeças. O maior agravante é que os primeiros sinais dos prejuízos à saúde do trabalhador, só irão aparecer dentro de 40 a 50 anos, após a exposição ao produto. Por isso, precisamos avançar nos mecanismos de prevenção e garantir uma vigilância ampla, unindo forças com diferentes setores para então mudar este cenário no Brasil”, explicou Fernanda.

    As atividades de prevenção e orientação da Sempat seguem nos 26 Centros de Saúde da Família, até o dia 28 de abril. A ação é organizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde – CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Cada um deles escolheu uma empresa em seu território de abrangência e através das Equipes de Saúde da Família, desenvolverão ações de promoção de saúde e prevenção da doença com os trabalhadores da empresa escolhida. Entre as ações que serão realizadas estão, verificação de pressão arterial, pesagem, exame de glicemia e testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. De acordo com o Prefeito Luciano Buligon, é preciso trabalhar na capacitação de líderes para que as orientações possam ser propagadas de maneira mais eficaz. “Os casos de acidente de trabalho registrados em Chapecó nos trazem o compromisso de mudar e a necessidade de ter novas atitudes para transformar a realidade. Colocar em prática essas mudanças é o caminho para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, promover o bem estar e salvar vidas”, ressaltou Buligon. O objetivo é ter um panorama de saúde desses trabalhadores. Caso for detectada alguma anormalidade, o trabalhador terá sua consulta médica agendada na unidade de saúde. Além disso, os trabalhadores serão orientados quanto à adoção de práticas seguras no trabalho bem como hábitos de vida saudáveis.