Resgate Social e Central de Doações em novo endereço

Resgate Social e Central de Doações em novo endereço

25 de abril de 2017 Off Por Chapecó



  • O Resgate Social e a Central de Doações, da Secretaria de Assistência Social de Chapecó estão atendendo em novo endereço. Ambos estão na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 562 – D, bairro Centro. O objetivo da mudança é melhorar a estrutura física do espaço e atender ao usuário e a comunidade chapecoense.

    Central de Resgate Social

    A Central de Resgate Social é destinada às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Tem a finalidade de dar encaminhamentos para rede socioassistencial e demais políticas públicas e órgão de defesa de direitos, de modo a contribuir para a inserção social, acesso a direitos e proteção social das pessoas em situação de rua. A forma de acesso dos usuários ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, Resgate Social, poderá ser feito por meio de: demanda espontânea, encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos da localidade.

    O horário de funcionamento e atendimento das equipes de Abordagem Social é de segunda a domingo incluindo feriados das 07 às 24 horas; as técnicas (assistente Social e monitora) atendem o público de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30; o Auxílio Funeral tem regime de plantão 24 horas. A equipe de trabalho tem 01 Assistente Social; 01 Agente Proteção Social; 03 Monitores; 03 Motoristas; 01 Auxiliar Administrativo; 01 Auxiliar de Serviços Internos e 03 Vigias.

    A Central realiza em média 250 atendimentos por mês. Os atendidos pela Central de Resgate Social, dependendo de sua necessidade e situação social, podem recebem roupas, calçados, kit de higiene, passagens, auxílio funeral, para pessoas e/ou famílias que vivem em situação de extrema pobreza. A rotina de trabalho envolve atividades como:

    • Rondas periódicas durante o dia realizadas pela equipe de abordagem;
    • Encaminhamentos para outros serviços da rede: saúde, CREAS, CRAS, Judiciário, entre outros;
    • Acolhida e escuta aos usuários que chegam ao serviço, realizando o cadastro, bem como prestando as informações e orientações necessárias para a solução de sua dificuldade;
    • Realização de atendimento individualizado aos usuários;
    • Identificação pessoal filiação, documentação civil, nacionalidade, naturalidade e procedência;
    • Verificação da situação de rua tais como seu tempo, local de permanência, em que condições;
    • Verificar se o usuário possui família, ainda buscar a informação deste se possui ou não vínculos com os mesmos;
    • Buscar o máximo de informações dos serviços e benefícios que o usuário acessa;
    • Verificar situação de saúde do usuário, tais como se faz uso de substâncias psicoativas e álcool, dados sobre deficiência, se é atendido na rede de Saúde;
    • Verificar a situação educacional do usuário para possíveis encaminhamentos;
    • Verificar as necessidades básicas cotidianas;
    • Proceder a anotações nos registros dos nomes, contatos e ou que for necessário das pessoas com quem se relacionam os moradores de rua, círculos de amizades e relações afetivas;
    • Identificação da demanda apresentada para o desenvolvimento dos trabalhos internos, bem como o encaminhamento correto desta para rede;
    • Encaminhamento do usuário em situação de rua ao CREAS, Saúde, família, outro Município ou Albergue dependendo do caso em tela;
    • Sensibilização do individuo e família em relação a questões de vínculos familiares;
    • Informar e orientar o indivíduo ou familiares sobre procedimentos posteriores;
    • Proceder aos encaminhamentos imediatos necessários, sobre tudo para a inclusão no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal e acesso a documentação.

    Central de Doações

    A Central de Doações recebe materiais como colchões, calçados, roupas, cobertores, brinquedos e móveis. Toda doação recebida é encaminhada para usuários cadastrados nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. O público que a Central de Doações atende é:

    • CRAS;
    • CREAS;
    • Abrigo Municipal;
    • Casa Abrigo para mulheres,
    • CCI – Centro de Convivência do Idoso;
    • Albergue Municipal;
    • Casas Lares;
    • Resgate Social;
    • Famílias carentes que encontram-se em situação de risco e perda de seus bens devido a incêndios, enchentes e outros.

    O horário de atendimento da Central de Doações é das 13 às 19 horas. O serviço ainda recolhe doações de móveis, porém é necessário agendar o horário junto a Secretaria de Assistência Social, na Gerência de Renda e Cidadania, através dos telefones (49) 3319-1200 ou 3319-1203. Além de móveis, o serviço ainda recebe doações como roupas infantis, roupas femininas, roupas masculinas, principalmente de inverno, cobertores, edredons, lençóis e calçados.

    Disque Solidariedade

    O Decreto Municipal nº 29.272 de 04 junho de 2014, institui o Serviço Municipal “Disque Solidariedade” em continuação as ações da Central de Doações do Município. Tem como finalidade a disponibilização de serviço telefônico à população para doações de produtos que podem ser reaproveitados por famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social, atendidas nos CRAS, complementando suas necessidades básicas. O Serviço “Disque Solidariedade” tem seu funcionamento nos horários fixados para a Secretaria de Assistência Social e conta com equipe necessária para sua realização, bem como espaço físico destinado ao seu funcionamento, com acondicionamento dos produtos ou bens doados. O Município de Chapecó mantem o Serviço “Disque Solidariedade” através do recebimento de doações por pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem ser entregues diretamente no espaço físico do serviço ou mediante coleta realizada pelo Poder Público Municipal no local do doador.

    Procure os serviços de Assistência Social nos endereços abaixo:

     

    CRAS São Pedro

    Endereço: Rua João Anselmo Santa Catarina, 697 E, bairro Presidente Médici

    Telefone: (49) 3319-1251

     

    CRAS Cristo Rei

    Endereço: Rua Cruz e Souza, 739 E, bairro Cristo Rei

    Telefone: (49) 2049-9252

     

    CRAS Efapi

    Endereço: Rua Uru, 449 E, bairro Efapi – Loteamento Juliana

    Telefone: (49) 2049-9253

     

    CRAS Efapi / CEU

    Endereço: Rua Eloi, Pereira de Souza, 449 E, bairro Efapi – Loteamento Elias Gallon

    Telefone: (49) 33191272

     

    CRAS SEMINÁRIO

    Endereço: Rua Lions, esquina com Saad Sarquis, 1666 E, bairro Palmital

    Telefone: (49) 2049-9255

     

    CRAS Marechal Bormann

    Endereço: Rua João Antunes de Almeida, 386 D, Distrito Marechal Bormann

    Telefone: (49) 2049-9256

     

    CRAS Líder

    Endereço: Rua John Kennedy, 1388 E, bairro Líder

    Telefone: (49) 33191259

    E-mail: [email protected]