Certificado de Vacinação para viagens são emitidos em Chapecó

Certificado de Vacinação para viagens são emitidos em Chapecó

5 de maio de 2017 Off Por Chapecó



  • Você que já realizou uma viagem internacional ou está organizando uma, sabe que uma série de documentos são exigidos. Entre eles, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Em Chapecó, o COV – Centro de Orientação de Viajantes, referência para cerca de 76 municípios, é oferecido pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso.

    A pessoa que precisa emitir o Certificado, precisa procurar uma unidade de saúde e realizar a vacina da Febre Amarela e atualizar as demais vacinas que são exigidas por cada país. Em Chapecó, os Centros de Saúde da Família atendem das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. A vacina deve ser realizada pelo menos, 10 dias antes da viagem. Depois da realização da vacina, é necessário comparecer ao COV, que funcionará até o dia 12 de maio no turno matutino, e a partir do dia 15 de maio, no horário será das 08 às 11 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira, com documentos pessoais e comprovante de vacinação para fazer a carteirinha.

    De acordo com Gilberto Mário, Servidor da Anvisa, é importante o usuário realizar no site da Anvisa, um pré cadastro para agilizar o atendimento na hora da emissão da carteirinha. O site é www.viajante.anvisa.gov.br/viajante. Depois de abrir a página, clicar no link cadastro, colocar todos os dados solicitados e salvar. Gilberto esteve em Chapecó para capacitar três servidores do aeroporto para a expedição da carteirinha. “A demanda de Chapecó e região é grande, o que justifica ter o serviço na região”, comentou.

    Edemar Sanagiotto vai realizar uma viagem internacional esse mês e estava com o Certificado Internacional de Vacinação vencido. Ele procurou o COV para atualizar e emitir a carteirinha nova. O primeiro passo foi realizar a vacina da Febre Amarela e depois procurar o serviço. “O serviço voltou a funcionar recentemente em Chapecó, e por isso, estávamos organizando uma viagem para Dionísio Cerqueira para fazer a carteira, mas agora com o serviço em Chapecó ficou mais fácil”, explicou.